terça-feira, 29 de abril de 2008

Revista de imprensa

"O Mundo num Segundo" pelo Bicho dos Livros e pela revista Timeout.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Antes que seja tarde II



... Aqui fica um provérbio de Abril.

Antes que seja tarde

No final da semana passada fomos até Castro Verde conversar com meninos e professores sobre alguns dos nossos livros.
Estava um dia de sol abrasador (o primeiro deste ano) e o Alentejo recebeu-nos no seu melhor: quente e florido.
À entrada da Biblioteca Municipal (de onde partiu este convite), uma frase, em letras grandes, dá assim as boas-vindas a visitantes e leitores:
"Amigo,
antes que seja tarde
nasce de vez para a vida".

A frase é de Manuel da Fonseca, o escritor que dá o nome a este biblioteca, e parece-me um bom lema para começar a semana... Boa semana para todos!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

La joie par les livres

A secção francesa do IBBY está a organizar uma grande exposição de livros ilustrados de países da União Europeia, integrada nas celebrações do Ano Europeu do Diálogo Intercultural que se comemora este ano.
A exposição vai decorrer na Biblioteca Nacional de França e cada país será representado por um livro.
Portugal lá estará com o muy belo "O Quê Que Quem", da já falada (e famosa) dupla Eugénio Roda/Gémeo Luís.
O Alcameh conta todo o processo de selecção aqui.

"A Grande Invasão" ou dois dias mundiais de uma só cajadada...

Era uma vez um planeta habitado por seres tão distraídos, tão distraídos que nem sequer repararam que estavam a ser invadidos...

Aqui fica uma sugestão para o Dia Mundial da Terra (que se comemorou ontem) e para o Dia Mundial do Livro (que se comemora hoje).

Ilustração de Bernardo Carvalho, para o livro "A Grande Invasão", Planeta Tangerina.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Dias




... E dias em que parece-que-o-tempo-vai-melhorar.

(a ilustração é do Bernardo de Carvalho para o Livro Para Todos os Dias)

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Estão todos convidados...


... para o lançamento do livro+CD Sementes de Música de Ana Ferrão e Paulo Ferreira Rodrigues, editado pela Caminho.

A apresentação será feita pelo professor António Sampaio da Nóvoa no dia 5 de Maio, às 18h na sala 1 da Zona de Congressos da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Este livro+CD apresenta-nos uma rica e variada recolha de rimas, jogos, canções (tradicionais e originais) e as respectivas partituras (aprendi que não se diz "pautas"!).

Aqui fica uma das rimas:

O Senhor capitão
vai a bordo do navio,
dá-lhe o vento
dá-lhe o frio:
— Que arrepio!
— Que arrepio!
Aaaaatchim!
(Ilustração de Madalena Matoso para o Livro Sementes de Música)

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Um lobo na net


O André da Loba (ilustrador fantástico, para quem não saiba) tem um site novo.
Mora aqui e merece uma visita.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Um livro da Zorro Rojo

Não significa "Zorro encarnado" em espanhol, como pensávamos, mas sim raposa, das encarnadas ou talvez ruivas...
A Zorro Rojo é uma editora espanhola, relativamente nova e cheia de pujança, que aposta na edição de obras ilustradas de ficção para o público infantil, juvenil e adulto (sim, adulto também).

Por estes dias, a Zorro vai lançar um livro novo, "El niño que se cayo en un agujero", de Jordi Sierra i Fabra, com ilustrações de Riki Blanco.
O título já conta um bocadinho da história, mas não diz tudo...
Reza assim a apresentação:
"Marc se encuentra en problemas. Desde que cayó en aquel agujero, pide ayuda pero nadie hace nada. Todos pasan a su lado, incapaces de comprometerse, de ser solidarios. ¿Cómo podrá encontrar una solución cuando parece no haber ninguna? Hundido en la realidad, Marc va descubriendo el mundo tal como es.Una inteligente sátira social, que muestra la cara más hipócrita de la sociedad, pero también la amistad de algunos y la lucidez que pueden alcanzar quienes deciden superar las adversidades."

Para crianças a partir dos 10 anos.
A Zorro Rojo e os seus catálogos (infantil e jovens-adultos) apresentam-se aqui.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

O Mundo num Segundo


No tempo de um segundo podem acontecer as coisas mais banais ou, pelo contrário, as mais extraordinárias das coisas. Algumas delas em nada parecem alterar o rumo do mundo, outras serão capazes de provocar pequenas ondas que, por sua vez, desencadeiam novos acontecimentos.

“O Mundo num Segundo” acompanha a passagem do tempo, desse tempo particular que corresponde a um pequeno passo do ponteiro mais rápido do relógio, pelos cinco continentes.
Através de imagens que nos remetem para o universo da banda-desenhada, confrontamo-nos com a diversidade de mundos, pessoas e situações de que é feito o planeta: em cada página abre-se uma janela, e espreitamos o que acontece, neste preciso instante, aqui, ali, em todo o lado (e depois o segundo continua o seu caminho, sempre a correr, sempre apressado...).

Um livro de imagens que pode ser lido a diferentes níveis, por leitores de todas as idades.
Pelos mais pequenos, que se familiarizam ainda com as noções de Tempo e que poderão descobrir aqui como este é relativo e vivido de formas tão diferentes; e pelos mais velhos, também apreciadores de imagens, que decerto encontrarão nestas cenas aparentemente dispersas um fio de história a mostrar-nos como estamos todos ligados.

É a mais recente produção do Planeta Tangerina e já está a caminho das livrarias.
Também pode ser comprado na nossa loja online aqui.
Esperamos que gostem!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

I Prémio Internacional Compostela

A argentina Natalia Colombo foi a grande vencedora da 1.ª edição do Prémio Internacional Compostela de Álbuns Ilustrados, com o álbum "Cerca".
O seu projecto, considerado pelo júri um "álbum ilustrado perfeito", conta as aventuras de um pato e de um coelho a braços com alguns problemas de comunicação (e solidão).
Para além deste projecto vencedor, houve ainda uma obra finalista e três trabalhos que mereceram uma menção do júri.
A Yara conta tudo aqui (inclusive a enorme surpresa que tivemos...).

quinta-feira, 10 de abril de 2008

This is M. Sasek




Miroslav Sasek nasceu em 1916, em Praga.

Nos anos 60 escreveu e ilustrou (maravilhosamente) a famosa colecção "This Is", em que cada livro nos leva numa viagem pelas cidades do mundo. Alguns dos "This is" foram recentemente reeditados pela Universe Publishing (quase todos os títulos estão disponíveis
aqui).

Hoje em dia, e uma vez que foram criados entre 1959 e 1974, estes livros dão-nos direito a uma viagem no espaço e (ainda mais entusiasmante e sem a concorrência das low cost) no tempo.

Tenho pena que não haja um "This is Lisboa".

Curiosidade do dia: no "This is S. Francisco" fiquei a saber que a cidade, fundada por colonos mexicanos,  se chamava inicialmente Yerba Buena (hortelã).

Aqui podem ficar a saber quase tudo sobre a vida de M. Sasek e sobre os seus livros e, se tiverem informações a acrescentar, o autor do site agradece.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Revistas que julgava mortas... e afinal

Afinal ando é muito mal informada. Depois da ressuscitada Malasartes (obrigada Inês), descobri agora, pelo Alcameh, que continua viva e de boa saúde uma revista que julgava morta e enterrada há muitos anos. Chama-se Noesis e é editada pela Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação. A somar a esta boa notícia, registe-se o facto de todos os números da Noesis poderem ser lidos na íntegra, online.

O último número traz um dossier especial sobre Escrita Criativa, com muitas ideias e recursos para pôr a escrever alunos de todas as idades.

Eterna Biblioteca

A Câmara Municipal de Sintra está a promover mais um encontro sobre bibliotecas escolares, destinado a professores e educadores do concelho de Sintra. Nós também vamos lá estar (e tentaremos não dizer muitos disparates!).
O 6º Encontro "Eterna Biblioteca" vai decorrer já nos próximos dias 11 e 12 de Abril, no Centro Cultural Olga Cadaval.
O programa pode ser consultado aqui.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Viagem de negócios a Bolonha

Quando eu disse que estávamos em fase de digestão, não era apenas em sentido figurado...
Aqui fica um pequeno vídeo da viagem a Bolonha, filmado e editado pelo Bernardo.

Revistas da especialidade


Durante a Feira de Bolonha foi apresentado o primeiro número de uma nova revista de Literatura para a Infância. Chama-se Bloc e, apesar de internacional, tem a sua origem em terras espanholas.
Pretende esta nova Bloc "proporcionar um espaço de reflexão em torno da imagem e da palavra", dando um destaque especial a esse género conhecido por "álbum ilustrado, um dos territórios mais dinâmicos de experimentação estética dos últimos anos" (palavras da Bloc).
A Bloc terá uma edição semestral e, ao longo das suas páginas, será possível saber o que vão pensando ilustradores, escritores e críticos, e também fotógrafos, tradutores, bibliotecários e editores.

Uma outra revista (também espanhola e sobre esta mesmo tema, mas mais antiga- 1989) é a Babar, que começou por ser impressa e é hoje um importante portal especializado em literatura infato-juvenil, que vale a pena acompanhar.

Ambas as revistas entram hoje para os nossos links, o que me faz pensar: e os espanhóis sempre a somar...
Que é feito da portuguesa "Malasartes"? Ainda existirá?

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Em digestão


Como seria de esperar, estamos em período de digestão.
Depois de todos estes dias a ver livros, sentimo-nos um pouco cheios. Não mal-dispostos, mas a precisar de uma boa sesta para bem digerir tudo o que vimos, ouvimos e lemos.
A fotografia que aqui vêem (o Bernardo e a Yara devem ter bem melhor) foi tirada durante a inauguração da exposição de ilustração portuguesa "Ilustrações.pt", a decorrer no Palazzo d'Accursio até ao início de Maio.
Para quem queria saber: há catálogo, sim senhor. E está bonito e bem impresso (digo eu). Para cada ilustrador, foi criado um pequeno texto de apresentação que vale a pena ler. Gostei sobretudo dos da autoria de João Paulo Cotrim, Jorge Silva e Eugénio Roda.
O projecto de design da exposição (da autoria de Luís Mendonça) estava também irrepreensível e deixou-nos orgulhosos. Os comissários Eduardo Filipe e Ju Godinho estão mais uma vez de parabéns pela iniciativa.