sexta-feira, 30 de abril de 2010

A obra, as obras e... é obra!



Primeiro: a obra.
Está quase. Afagam-se as madeiras, lixam-se as portas e painéis, dão-se os últimos retoques na pintura. Ainda faltam as sanitas, mas até 4.ª feira há de estar tudo no seu lugar.





Segundo: as obras.
Chegaram hoje, estão bem e recomendam-se... Os senhores da Printer já descarregaram as paletes no novo armazém, depois de terem andado às voltas meio perdidos. Ninguém nos manda mudar de armazém quatro vezes em pouco mais de três anos.




Terceiro: é obra!
No meio dos caixotes, das novas obras e das idas à obra, recebemos a notícia de que o Bernardo, o nosso Bernardo (também conhecido por Bernardo Carvalho) é o vencedor do Prémio Nacional de Ilustração 2009, com o livro "Depressa, Devagar" editado pelo Planeta Tangerina.

A Madalena (também conhecida por Madalena Matoso) arrecadou uma Menção Especial com outro livro da casa, o "Andar Por Aí".
A ilustradora Marta Madureira foi premiada também com esta Menção, com "O Livro dos Medos", com texto de Adélia Carvalho.
A notícia já é pública e pode ser lida aqui.

Interrompam-se os caixotes por um bocado e comemoremos, que boas razões temos para isso! (isto hoje merece um ponto de exclamação, irra!)

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Feira do Livro, juntem-se à festa

Estamos com tantos afazeres por causa das mudanças que quase nos esquecemos que a Feira do Livro começa hoje. É triste fazer uma confissão destas, mas é a realidade. Temos o atelier quase todo empacotado, as colunas de caixas já quase chegam ao tecto da cozinha, mas mesmo assim ainda parecem faltar umas boas toneladas de tralha... A pior de arrumar não é a de grandes dimensões, mas sim a pequenina, irritante e diversa que enche copos, caixinhas, gavetas e cantinhos... e sobre a qual nos demoramos a decidir se vai para o lixo, se merece viver mais uns anos.

Mas vamos então ao que interessa: estamos na Feira do Livro, claro.

No stand C17, da Prodidáctico, acompanhados pela Bruaá (esperamos que o crocodilo novo não ataque nenhum leitor) e mesmo junto à Kalandraka. Quem se dá mal com números, siga as indicações do Sr. Fernando Castro, que já lá está, desde o meio dia, a tomar conta da loja: "De costas para o Marquês, estamos do lado direito, num pavilhão de costas para o jardim central". Para quem se lembra onde estávamos o ano passado, não é muito longe.

Vamos ter alguns livros como Livro do Dia (ou seja com 20% de desconto):

Domingo, dia 2/5: Coração de Mãe
Terça, dia 4/5: Pê de Pai
Sexta, dia 7/5: Uma Mesa é Uma Mesa. Será?
Sábado, dia 8/5: Andar Por Aí
Segunda, dia 10/5, Cá Em Casa Somos...
Quarta, dia 12/5, As Duas Estradas
Sábado, dia 15/5, Depressa, Devagar

As agendas do Sr. Rufino vão ser alvo de uma promoção especial (5 €, aproveitem!) e para os coleccionadores, vamos ter à venda alguns exemplares da agenda do ano passado (O Mundo É Que Exagera, 2009). Para os leitores mais entusiasmados, que comprem 3 livros de uma só vez, o Sr. Fernando Castro (não o Sr. Rufino...), oferece uma agenda.

A partir do dia 3 (talvez no próprio dia 3, à tardinha), vão estar à venda as duas novidades da temporada: os livros "O Primeiro Gomo da Tangerina" e "A Manta, uma História aos Quadradinhos de Tecido" que, como já é da tradição, chegam à feira em primeira mão, vindos directamente da gráfica para o Parque Eduardo VII.

No último fim-de-semana da Feira, portanto, dias 15 e 16, também andaremos por lá a conhecer melhor os nosso leitores...
Juntem-se à festa (nós, logo que libertos desta empreitada arrasadora, faremos o mesmo).

E, pronto, vou ali encaixotar mais umas coisas...

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Contra o déficit comercial, marchar, marchar



São uns microgramas (nanogramas?)... mas é a nossa humilde contribuição para o equilíbrio da balança comercial portuguesa.
Da esquerda para a direita: "Coração de Mãe" em língua espanhola e catalã, pelas Édicions Zorro Rojo e "Um Dia na Praia" e "És mesmo tu?" em língua francesa, pelas Éditions Notari.
Muito em breve teremos o livro "As Duas Estradas" em língua norueguesa (pela Gyldendal) e outras boas novidades...

Agora um pouco de ânimo: desde que comecei a falar mais com editores de outros países, descobri algumas coisas surpreendentes. Por exemplo, que os correios italianos são lentos e desorganizados (os nossos CTT dão um verdadeiro "baile" aos PosteItaliane), que os bancos suíços, esse exemplo de qualidade e grandes negócios, também falham (e não é pouco)... e a última foi que as estradas norueguesas não são grande coisa (ao que parece quase não há auto-estradas no país mas, graças a Deus, são suficientes para a ideia do livro ter passado e quererem editá-lo por lá).

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ch-ch-ch-ch-changes





Esvaziam-se gavetas, armários, prateleiras e paredes. Enchem-se caixas, caixinhas e caixotes* (entre eles, muitos caixotes de lixo).
As obras na casa nova avançam a todo o gás. Já não falta muito para este planeta mudar de órbita.

*frase roubada do "Meu Vizinho É Um Cão"

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Novidades da Primavera

Também temos novidades, como já tínhamos aqui anunciado.



O PRIMEIRO GOMO DA TANGERINA
Texto: Sérgio Godinho
Ilustrações: Madalena Matoso

O que faz uma menina de tangerina na mão?
Cheira, prova, experimenta...
O acontecimento é único
(a menina nunca antes provou nada assim)
e, por isso, todos vêm ver.
Será que vai gostar?
Vida fora, não esquecerá este primeiro gomo,
que, diz ela, tem o sabor da primeira vez.

“O Primeiro Gomo da Tangerina” é um poema (e uma música) de Sérgio Godinho que faz parte do álbum Tinta Permanente, editado em 1993.
Madalena Matoso transformou o poema em imagens, neste álbum ilustrado que continua a ter um pouco de álbum musical...
Não deixem de ouvir a música. Vale mesmo a pena.




A MANTA, Uma História aos Quadradinhos (de tecido)
Texto: Isabel Minhós Martins
Ilustrações: Yara Kono

Nos livros aos quadradinhos, cada quadrado conta um pedaço de uma história.
Neste livro, que não é um livro de banda-desenhada nem nada assim parecido, cada quadradinho (de tecido) tem também uma história para contar.
Há uma manta de retalhos, uma avó com boa memória e muitos netos de ouvido atento. À noite, ao deitar, não são precisos livros: basta a avó olhar a manta e todas as personagens e enredos que lá moram, para a sessão começar...

The Indie Rock Coloring Book



O Yellow Bird Project é uma associação sem fins lucrativos que nasceu em Montreal em 2006. A ideia é simples: fazem t-shirts de bandas, vendem-nas, e o dinheiro angariado é dado a uma associação de solidariedade escolhida por cada banda.
No site está lá tudo: as bandas que alinharam na ideia (TV on the Radio, The National, MGMT, Grizzly Bear, Devendra Banhart e Andrew Bird são algumas delas), as associações que cada uma escolheu ajudar, as t-shirts etc.

O projecto lançou agora este livro de colorir ilustrado por Andy J. Miller.
Nele, os "Indie Rock fans" podem encontrar e colorir os pássaros na barba do Devendra Banhart, pintar a multidão que segue os Yeah Yeah Yeahs, dar cor ao recreio dos MGMT, fazer labirintos para ajudar os membros dos Broken Social Scene a reunirem-se, unir pontos, desenhar penteados e por aí fora. É assim uma espécie de livro dos Sarrabiscos para ouvintes da Radar.




Via Grainedit.

Migrando


Na Orfeu Negro também há novidades.
E o livro"Migrando" é daqueles mesmo especiais, como tão bem conta aqui a Catarina, livreira da Trama. Ora leiam.

Aqui, um pouco da história deste livro (artigo do DN).


terça-feira, 20 de abril de 2010

Destroços


As cascas da tangerina. 

(acho que bati o meu record pessoal de lixo-pós-trabalho)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Boas notícias


A Bruaá tem um livro novo.
A novidade já não é uma novidade-novinha-em-folha. 
Mas — Bruaá + livro novo = boas notícias, 
e as boas notícias não ficam fora de prazo.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Ar.Co



Aqui estão, com algumas semanas de atraso, algumas das maravilhosas páginas
que os meus brilhantes alunos fizeram no workshop do Ar.C0 deste ano.
O desafio aparentemente simples de fazer um livrinho e contar um dia no zoo em quatro imagens mais capa e contracapa, página de rosto e guardas, acabou por se revelar um bocadinho mais complicado do que parecia. Mas com notáveis sprints de última hora os resultados, de uma maneira geral, foram mais que lindos e espectaculares.
Um obrigado a todos eles, que enfrentaram este inverno rigoroso a caminho do castelo de cartolinas debaixo do braço e acima de tudo parabéns pelos trabalhos. Ficaram demais!
Agora já sabem: nada de fazer coisas demasiado giras para não termos concorrência, ok?

terça-feira, 13 de abril de 2010

Nicolai



Através da Lara Meana, descobrimos este filme absolutamente maravilhoso feito pelo Nicolai Troshinsky, o rapaz da máquina fotográfica de cartão que foi simetricamente fotografado aqui.

Bolonha, como disse a Yara, para além da avalanche de informação (de livros, de reuniões, de tudo) é também conhecer pessoas e quando essas pessoas nos dão a ver coisas tão bonitas como esta, já valeu a pena. 

sexta-feira, 9 de abril de 2010

"Um Dia na Praia" em Famalicão



As serigrafias feitas pelo Bernardo a partir das ilustrações do livro "Um Dia na Praia" podem ser apreciadas na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Famalicão, até ao dia 30 de Abril.

Aqui mais pormenores.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Tom Sawyer, o avô



A Andreia Brites levou o Tom Sawyer até à Comunidade de Leitores da Ericeira, para tentar perceber "que tipo de rapaz mau é Tom Sawyer e porque é ele um paradigma para a história social americana".
Para fazer companhia ao rapaz, levou um outro, mais citadino mais com os mesmos desejos de liberdade...
Concluíram os leitores, uma destas tardes, que "o verdadeiro Tom Sawyer não é o menino de Andar por Aí, mas sim o seu avô."

Mais pormenores sobre este diálogo entre livros no blogue da Andreia, O Bicho dos Livros.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Planeta Tangerina apresenta...

Bologna, o filme!



Queria esperar pela Isabel para apresentar este filme. De certeza que ela ia tirar da cartola a frase certa para elogiar o nosso realizador/cameraman/editor, o Bernardo (pois, é um jovem multifacetado).
Mas... a Isabel não está cá hoje e não podíamos esperar mais para o mostrar.



(se quiserem espreitar o de 2008, sigam por aqui)

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Amanhã, Mañana, Mañá, Tomorrow, Αύριο, Demain, Holnap, Jutro, Homme, Demà, 明日, Zítra, Morgen, วันพรุ่งนี้, מחר

A boca no trombone



É um escândalo: as novidades editoriais do Planeta Tangerina já chegaram ao DN sem passar pela casa da partida.
Os leitores do nosso blogue mereciam o exclusivo em primeira mão, mas fomos apanhados em plena Feira de Bolonha pela jornalista da LUSA, mais rápida do que a nossa própria sombra, e não chegámos a tempo de postar aqui o que era merecido àqueles que tão fielmente nos acompanham.

Façam então o favor de dar aqui um salto, para conhecerem o que está no caldeirão a apurar...
Agradecemos à Sílvia (da LUSA) o trombone, onde foi um prazer desbocar tanta novidade.