quinta-feira, 31 de maio de 2012

Patos no sábado
























No próximo sábado, dia 2, vamos estar na livraria Barata (Lisboa) a fazer um atelier sobre patos e bicicletas.
É a festa do primeiro aniversário do cria cria. Todas as informações aqui.

Printing

Já tínhamos saudades.

quarta-feira, 30 de maio de 2012















Saskia Nickles vive em Munique, trabalha como editora independente e mostra regularmente alguns dos seus livros e trabalhos preferidos no blog Fine Fine Books.
De vez em quando, para além de livros, a Saskia entrevista autores, ilustradores, editores.

Esta semana coube-me a mim responder às perguntas, numa mini-entrevista que pode ser lida aqui.

Obrigada à Saskia pelo entusiasmo em torno dos nossos livros!

Não deixem de espreitar o resto do blogue: há livros fantásticos (novos e mais antigos) e muitos projetos que vale a pena descobrir (já o pusemos na barra lateral de links para irmos acompanhando).

segunda-feira, 28 de maio de 2012

BIG Kids Magazine: uma espécie de sonho (ou paraíso)

BIG Kids Magazine is an ethically produced, aesthetically beautiful, green magazine that inspires bravery, imagination and generosity through collaborations between children, parents, diverse communities, and contemporary artists working across creative disciplines. 
BIG is dedicated to offering a world view that is expansive, embracing, unusual, provocative, and driven by discovery, response, experimentation and contribution. We are committed to partnering with organisations that protect, support and enrich the lives of children, and in this regard will be working towards donating one magazine for every issue sold, so that BIG is truly accessible to all children everywhere.


A BIG é uma revista feita na Austrália que junta artistas contemporâneos e crianças, grandes e pequenos a trabalhar lado a lado. A capa da segunda edição —  sobre Mapas do Tesouro! —  juntou Makaela, de 8 anos com a artista plástica Jacqui Stockdale. O resultado é este:



O blog da BIG, para acompanhar a construção de cada número, passo a passo.
E aqui, o site oficial  (que tem uma belíssima homepage...).

(pequeno suspiro, pequena pausa...)
Era bom não era?


(Já sabem que aqui no Planeta Tangerina procuramos um patrocinador milionário que patrocine uma revista com esta ou esta ou até esta. Se souberem de algum... Está feito o repto. E nem precisa de ser milionário, apenas sensato, inteligente, de extremo bom gosto e vistas largas... uma espécie de visionário. Provavelmente há por aí algum a precisar apenas de uma palavrinha.)

"Obrigado a Todos!" no Contalá


Contalá é um site sobre livros e leitura com video-books para crianças, um projeto de Elsa Serra e Carlota Flieg. Todas as quintas feiras é possível ouvir uma história nova.

O "Obrigado a Todos!" já lá está, a meio da Calçada da Bica, com o elevador a querer entrar na história.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Finalmente chegámos aos tops...

(Já não era sem tempo.)

A história está toda aqui.

"Espectacular" digo eu!

Ir e vir (às escolas)

Ontem estivemos no Carregado com os meninos do Pré-escolar e do 1.º Ciclo.
Nas paredes, muitos desenhos inspirados no "Ir e Vir"...




Nunca sabemos bem o que vamos encontrar quando chegamos a uma escola.
Ontem foi um dia bom: meninos curiosos, cheios de vontade de ouvir histórias e com muitas perguntas debaixo da língua.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Aquilino+aves+boca

Ainda não vimos mas desconfiamos que é uma verdadeira pérola...

Guia das Aves de Aquilino Ribeiro é uma antologia de passagens da obra aquiliniana nas quais se descrevem aves e seus habitats (compiladas por Ana Isabel Queiroz). A edição é ilustrada por aguarelas do biólogo e artista plástico Maico (Carlos Pimenta), e é acompanhada por um CD com leitura de Fernando Alves, música original de José Eduardo Rocha (JER) e gravações-de-campo de algumas das aves referidas.

Lançamento no dia 26 de maio em Soutosa (casa-museu Aquilino Ribeiro) e no dia 2 de junho no Museu Nacional de História Natural (Lisboa). Todas as informações aqui.

E também, responsabilidade da "Boca": Na TSF contam-se histórias dos irmãos Grimm (por Maria Morais, Rudolfo de Castro, Cristina Taquelim, António Fontinha e Thomas Bakk) todos os dias um pouco depois das 13h00 e das 20h30. Para escutar aqui.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Festa da BD em Beja



































Depois de alguns rumores de que este ano não se realizaria, o Festival Internacional de Banda Desenhada está de volta a Beja.
Entre os dias 26 de Maio e 10 de Junho, haverá exposições, lançamento de livros, sessões de autógrafos, debates, cinema, música, visitas guiadas, etc.
Consagrados, como Dave McKean ou Harold Foster (o desenhador de Tarzan), e também novos autores terão o seu trabalho exposto na Casa da Cultura da cidade.
A programação está toda aqui.
(O cartaz, desta vez tenho a certeza, é mesmo de Susa Monteiro.)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Palavras Andarilhas: este ano é ano sim

Em Beja, lá estaremos, já na curva do Verão...

























O cartaz já anda por aí e é bem bonito (da Susa Monteiro, será?).

Les Deux Routes

Os novos pórticos (traiçoeiros) das SCUT's têm levado muitos viajantes a redescobrir as estradas nacionais, ditas "antigas". Portanto, este livro, que começou por ser uma espécie de livro memória onde comparavámos as viagens rápidas pelas auto-estradas com as viagens mais lentas de antigamente, talvez se venha a transformar num livro-memória-exatamente-ao-contrário: um safanão inesperado da máquina do tempo transforma as viagens pelas auto-estradas em "viagens de antigamente", as viagens pelas estradas nacionais passam a ser o pão nosso de cada-dia...





















Na Suíça, país sede das Éditions Notari, é bem possível que até as estradas nacionais sejam irrepreensivelmente alcatroadas. Ainda assim, não deixa de fazer sentido um livro como As Duas Estradas, cuja edição em língua francesa será lançada na próxima semana pelas Éditions Notari.
Como diz a Paola na apresentação de Les Deux Routes: "esta comparação (entre viagens) mostra que o mundo muda em função das diferentes percepções que temos, e sobretudo que a vida é uma aventura que pode mudar drasticamente de acordo com os caminhos que decidimos escolher, mesmo se o ponto de partida e de chegada são idênticos".

Trazendo a frase para realidade portuguesa, ocorre-me dizer que mudar drasticamente tudo pode mudar (para muitos já mudou). Se o ponto de chegada vai ser idêntico ou não, isso é que é difícil de prever (e agora aparece o Sérgio Godinho a cantar: "adivinhar o futuro, é muito duro, é muito duro...").

Merci à Paola, ao Luca e às Éditions Notari, parceiros cinco estrelas do Planeta Tangerina em língua francesa.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

16.º Prémio Nacional de Ilustração


Maria João Worm foi a vencedora da 16.º edição do Prémio Nacional de Ilustração com o livro "Os Animais Domésticos",  uma edição da Quarto de Jade.

As Menções Especiais foram atribuídas a José Manuel Saraiva (Cesário Verde — Antologia Poética, Kalandraka) e a Catarina Sobral (Greve, Orfeu Negro). O júri destacou ainda o trabalho de André Letria pelas ilustrações de "Se Eu Fosse um Livro" (Pato Lógico).

Parabéns a todos!

Para ler mais aqui.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Quilombo Editiones

Quilombo Editiones é uma editora chilena criada em 2008.
"Nuestra línea editorial está enfocada en la realización de libros ilustrados, libros visuales, libros-álbumes, libro-objetos de gran calidad y bajo costo. No siempre se puede cumplir lo último, pero nos esforzamos." 
Neste micro-mundo em que vivemos, foram dar com o "Para onde vamos quando desaparecemos?" e escreveram um texto no seu blog com o título (belo, verdadeiro e um bocadinho triste*) "Nada é para sempre". Pode ser lido aqui


(*ou belo, triste e um bocadinho verdadeiro, ou verdadeiro, triste e um bocadinho belo).


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Maurice Sendak (1928-2012)



Maurice Sendak, o criador de "Where the Wild Things Are" (traduzido em português para "O sítio das coisas selvagens"/ o filme; "Onde vivem os montros"/ o livro) morreu ontem, dia 8 de maio.






... "Max meteu-se no seu barco e despediu-se."

Para além de coisas selvagens, Sendak deixou-nos muitos livros
com casas e coelhos e borboletas e balões e a lua elefantes e crocodilos e outros monstros.

terça-feira, 8 de maio de 2012

A Ilha já está disponível na nossa loja!

Uma manta virtual


O professor Carlos Alberto Silva, professor-bibliotecário do Agrupamento de Porto de Mós, escreveu-nos a contar o projeto que tem estado a desenvolver a partir do livro "A Manta"—  uma espécie de manta de histórias virtual que funciona na página da Biblioteca Escolar. Conta ele:

Criámos um jogo com cartões reproduzindo padrões de tecido diversificados e instituindo algumas coordenadas (origem, tempo, lugar). Em grupo ou coletivamente, conforme os anos de escolaridade, as turmas são desafiadas a criar as suas histórias (a partir das imagens destes retalhos).

Já lá estão várias histórias que incluem, por exemplo, a gabardina de uma tia que atravessou o deserto de mota, um vestido de noiva rasgado à porta da igreja, os calções de um tio azarado que foi atacado no mar ou um tapete muito antigo que ninguém pisava por respeito...
As histórias (e os retalhos que lhes deram origem) estão todos aqui.

Parabéns à escola, ao professor Carlos Alberto e a todos os meninos.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

E fizemos uma bela ponte...

Estávamos preparados para construir a ponte debaixo da maior intempérie (não íamos desistir, não julguem), mas afinal o tempo esteve de feição e não precisámos de vestir os impermeáveis amarelos e calçar as galochas a condizer (tínhamos tudo preparado).




A empreitada começou uns dias antes com a recolha de material (canas da Ribeira do Murtal); usámos depois os mais avançados métodos de cálculo experimental, aplicando-os à projecção de pontes e finalmente, ainda em laboratório, ensaiámos a construção.


A ponte aguentou-se à nossa porta durante um par de dias, o que nos levou a crer que resistiria sem problemas umas horas de pé na Feira do Livro. Não nos enganámos.
Ao fim da tarde, começámos a montagem: tirantes, perfis, tabuleiro, torres, tudo OK.


Os ajudantes foram chegando. Vinham com ganas de trabalhar e mesmo os que mal gatinhavam atiraram-se às canetas e aos cartões como se não houvesse amanhã.  



Na ponte fomos instalando carros, camiões, pessoas, mercadorias, casas e tudo o que nos apeteceu: arco-íris, sereias e até cartas para o Planeta Tangerina (há oportunidades que não se podem perder).







A ponte ficou linda.
Obrigada a todos os ilhéus (e também aos continentais) que vieram ajudar.



(Já a semana passada os patos tinham ficado lindos. Vejam só:)

Curso de Livro Infantil: aproveitem

A partir da próxima semana, Carla Maia de Almeida irá orientar mais um Curso de Livro Infantil (através  da Booktailors).
Este curso procura "explorar o universo do livro infantil tomando-o como objeto total, privilegiando a componente literária, mas sem negligenciar outros campos como a ilustração, a edição ou a sua evolução histórica", uma visão bastante completa, portanto.

Aproveitem as últimas vagas (eu recomendo: já fui aluna e gostei).
Todas as informações aqui.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Hervé Tullet no Cria, Cria

No Cria, Cria outra espécie de bate Papo-Pá-pum (mas aqui alguém verdadeiramente importante).
A acompanhar esta semana e as próximas.


Papo Pá-Pum

Garatujas Fantásticas é o novo blog de um coletivo brasileiro ligado ao mundo dos livros infantis. A Thais Caramico é umas das garatujas que escreve para lá (a Thais é editora e escreve também a para a revista Emília de que já aqui falámos) e há dias convidou-me para um Papo Pá-Pum.
O jogo funciona assim:

Papo Pá-Pum
Participantes:
 Garatujas de um lado, convidado do outro.
Como funciona: uma nova entrevista a cada 15 dias.
Regras do jogo: as perguntas são sempre as mesmas.
Objetivo: conseguir respostas inteligentes, livres, curtas e engraçadas, na linguagem que bem entender.
Quem já brincou: Daniel Kondo.
Quem é o próximo? Francisca Yáñez.

O meu bate-Papo Pá-pum está todo aqui.
 

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Convite: vem construir a ponte até à Ilha!

Como já anunciámos, no próximo sábado, dia 5, chega em primeiríssima mão à Feira do Livro, o novíssimo livro do Planeta Tangerina: "A Ilha".

"A Ilha" conta a história de uma grande empreitada — uma empreitada que uniu os habitantes de uma ilha em torno da construção de uma ponte. 
E por que quiseram os habitantes de uma ilha — uma ilha que ficava no meio do mar como todas as ilhas — unir-se ao continente que ficava lá longe, tão longe? 
Porque os ilhéus ficaram fascinados com os continentais que um dia os visitaram e, a partir de então, só esse sonho os movia — o sonho de ser igual ao vizinho do lado, o sonho de ser continental.




Ter um sonho assim até não seria problema nenhum, se o continente não ficasse lá longe, tão longe e a construção da ponte não fosse uma obra louca, tão louca... Daquelas obras que nos fazem empenhar o que temos e o que não temos e que têm todos os ingredientes para derrapar.

Mas, quando começa a construção da ponte, ninguém se apercebe da loucura do projeto: os engenheiros fazem os cálculos que têm a fazer e a população junta esforços em torno deste sonho coletivo. Só mais à frente vamos descobrindo como alguns cálculos estão errados e como há imprevistos que ninguém calculou.

O que sobrará no fim da obra é o que vos convidamos a descobrir.




Este não é um livro sobre a ilha da Madeira (apesar de o autor ter costela madeirense), é antes um livro que fala sobre os dias que vivemos. Sobre identidades, sonhos e expectativas. Sobre empreitadas e desenvolvimento e, talvez (só talvez) sobre Portugal e a Europa, as metas que nos movem, aquilo que queremos para nós.

"A Ilha" tem textos de João Gomes de Abreu e ilustrações da luso-nipo-brasileira-e-multi-premiada Yara Kono.

AGORA O CONVITE:
Para chegarmos à Ilha teremos de construir uma ponte e, para tal, contamos com "essa força que trazem nos braços" (como canta o Sérgio Godinho).
Estamos à vossa espera junto ao stand C13 (da Prodidático), por volta das 17.00h, faça chuva ou faça sol (dizem que vai fazer chuva mas nós não acreditamos; na cabeça só temos uma coisa: construir uma ponte!).