quinta-feira, 23 de abril de 2015

O QUE PEDE UM MUNDO DE PERNAS PARA O AR?

UM LIVRO AO CONTRÁRIO, claro.
























Gostamos de livros que observam o mundo com um olhar crítico. E não há dúvida de que o mundo anda a pedi-los (e a pedi-las...).
O próximo livro que vamos publicar não vai em cantigas e lança esta ideia (um pouco revolucionária) para o ar: e se virássemos o mundo ao contrário? O que aconteceria?

O autor pegou nas tintas e nos pincéis e mudou-se de armas e bagagens para este novo lugar. E então deparou-se com este mundo onde...
os ratos perseguem os gatos,
as lebres caçam os caçadores,
os carros voam nos céus,
os aviões flutuam no mar,
os pinguins vivem na selva tropical
e os crocodilos nas águas geladas dos polos!

Claro que isto é só o princípio. Porque a partir do momento em que damos esta cambalhota, só nos esperam surpresas...





Neste álbum fora do comum, o ilustrador alemão ATAK desconstrói o mundo em que vivemos para nos fazer refletir sobre o certo e o errado. Um livro cheio de detalhes hilariantes que as crianças, e certamente muitos adultos, vão adorar.

"O mundo ao contrário" também está a chegar às livrarias.
(E como diz o autor, é um livro "para novos e velhos").

Mais mundo ao contrário, aqui.

(e se quiserem mundo ao contrário "mesmo a sério", aqui, aqui e por exemplo, aqui).

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Está a chegar (1)

COM 3 NOVELOS (O MUNDO DÁ MUITAS VOLTAS)
 Henriqueta Cristina e Yara Kono























Em busca de um lugar mais livre onde todos os meninos possam ir à escola, uma família muda-se para outro país. No entanto, apesar de diferente, o país novo que a acolhe está longe de ser perfeito e, neste novo mundo cinzento, a falta liberdade sente-se em coisas tão simples como escolher a cor da camisola que se quer vestir pela manhã...
É então que uma mãe entra em ação.
Na verdade uma mãe, um par de agulhas e três novelos de lã...
Com as cores de sempre, as mesmas cores de sempre, esta mãe vai lançar mãos à obra e despertar uma pequena revolução na cidade!
Baseada em factos reais, esta história inspira-se na aventura de uma família portuguesa que, no final dos anos 60, fugiu à ditadura do Estado Novo e viveu uma experiência de exílio em vários países.


32 páginas · 220 x 260 mm · ISBN: 9789898145659 · PVP: 13,50 €

Já a caminho das melhores livrarias.
Mais informações aqui.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Aviso: o próximo livro já está a ser tricotado...


























E as tricotadeiras têm estilo quanto baste.

(no foto: Audrey Hepburn)

sexta-feira, 10 de abril de 2015

ANDA!

Foi na cidade de Rosário, na Argentina, que nasceu o ANDA, um projeto que procura envolver as comunidades na construção, reparação (e alindamento) dos espaços públicos.



O que o ANDA faz é recuperar a tradição do pavimento hidráulico (baldosas hidráulicas), contactando os mestres que conhecem os segredos do processo de fabrico e juntando-lhes os saberes de designers e ilustradores. Os planos de recuperação, ou seja, a escolha dos desenhos a aplicar nos espaços e a construção dos mosaicos hidráulicos propriamente dita, é feita depois, em conjunto, com as comunidades locais.
















Foi o que aconteceu na escola pública N16, de Rosario, onde um pátio meio abandonado estava mesmo a pedir mãos à obra. Entre todos, ficou decidido que o motivo da decoração do pavimento seriam muitos caminhos, de muitas cores (talvez porque num pátio podemos fazer muitas viagens, fingir que estamos em muitos lugares ou, simplesmente, porque num pátio estamos sempre em movimento, entre um amigo e outro, entre uma brincadeira e outra...). Foi aí que entrou a ilustração da Madalena que faz parte do livro "Para onde vamos quando desaparecemos?".

Reconhecem-na?




















Depois de escolhido o desenho, mães, pais, avós, educadoras e vizinhos puseram mãos à obra, numa festa de mãos arregaçadas, com gente de todas as idades a querer ajudar.



















Ao fim de três meses e pouco, o pátio ficou pronto.
E o que pode dizer-se do resultado, senão que é um pequena, grande, enorme maravilha?
































Mais informações sobre o ANDA, aqui.