quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Cesta Tabook (Tabor, samozřejmě)


É aqui que vamos estar nos próximos dias. Na cidade Tabor, nos arredores de Praga, a participar no Tabook, um festival internacional para pequenos e médios editores. Este ano, o Planeta Tangerina integra a comitiva de editores estrangeiros convidados, da qual fazem parte as editoras Thierry Magnier (França), Nobrow (UK), KKBagala e Artforum (Eslováquia), Biuro Literckie (Polónia) e Perm (Rússia).
Hned zpátky s další novinkou!

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O "Lá Fora" lá fora



















Desde o início, quando começámos a sonhar com um livro como o "Lá Fora" (o nosso guia para descobrir a natureza), pensámos sempre em criar um livro dedicado à natureza em Portugal. Achámos que fazia falta um livro que falasse não sobre as aves ou as flores em geral, mas sobre as espécies portuguesas: as nossas aves, as nossas flores, as nossas árvores, as nossas praias, as nossas borboletas.
Sabíamos que não seria um livro muito fácil de vender a outros editores, precisamente por ter um conteúdo tão específico (quem sabe alguma coisa sobre espécies, sabe também como basta andar umas centenas de quilómetros para norte ou para este para toda a natureza mudar). Mesmo assim, avançámos. Com a colaboração preciosa da nossa equipa de biólogos e com o trabalho do Bernardo que se esmerou, incansável, para o livro ser bonito em cada detalhe.
Editar o conteúdo e criar um projeto gráfico à altura não foi pera doce: queríamos um livro extenso, mas não queríamos um livro maçudo; queríamos um livro fácil de consultar, mas não o queríamos demasiado arrumadinho; queríamos um livro para pequenos leitores, mas que não afastasse os grandes; queríamos muitas atividades (e pôr os leitores na rua), mas sabíamos que ter alguma informação permite observar melhor. Queríamos rigor, mas também contemplação.
Foram precisas muitas horas de edição de texto e 4 mãos de designers (as da Carolina e as da Yara) — e muitos bitaites, claro — para o livro sair como saiu. Depois levámo-lo à Feira de Bolonha, com a esperança de que algum editor espanhol mais corajoso ousasse avançar com uma adaptação.
Afinal correu melhor do que esperávamos. No primeiro ano vendemos os direitos para França e para Itália; no segundo ano, depois de ser distinguido com o Prémio Opera Prima, o livro ganhou um novo destaque: nos próximos tempos sairá em língua inglesa, em lingua espanhola e em chinês.
Não é um livro fácil de editar porque exige não apenas tradução, mas adaptação (dos conteúdos e das imagens), mas descobrimos que ainda há por aí muitos editores corajosos que sabem que ter trabalho (às vezes) compensa.

Na imagem, a capa da edição francesa (Éditions Milan).

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Depressa, devagar (de volta ao armazém)

Ficamos muito contentes quando os livros esgotam. Ou melhor, quando esgotam depressa. Porque, dizemo-lo muitas vezes, ao publicarmos um livro pela primeira vez nunca sabemos como será recebido pelos leitores. Não sabemos se o "passa-palavra" irá funcionar (o melhor cartão de visita de um livro é sempre um leitor satisfeito que passa a palavra a outro), se os leitores o irão achar demasiado "fora" ou, pelo contrário e o pior de tudo, demasiado "mais do mesmo". (Fugimos do "mais do mesmo" a sete pés, corremos desalmados para que não nos apanhe, tentamos sempre ser mais rápidos, mas nunca se sabe.)

Por isso, quando os livros esgotam depressa, ficamos contentes. E, mais contentes ficamos, quando os leitores, as livrarias e as escolas nos perguntam para quando está prevista uma nova fornada e finalmente reunimos as condições para a produzir. Porque antes de reimprimir há sempre que ponderar: haverá mesmo muitos mais leitores interessados ou será apenas uma meia dúzia? Apesar de não ser uma novidade, será que as livrarias voltam a repô-lo nas prateleiras? E se corre mal, e se armazém fica cheio que nem um ovo durante meses e meses? E se e se e se...

Normalmente arriscamos — porque sem fezada (dicionário informal: grande fé, grande esperança) não haveria edição de livros.
Desta vez aproveitámos a quietude de Agosto para reimprimir alguns livros esgotados. Estão, por isso, de volta à nossa loja e às livrarias de todo o país, os seguintes títulos:













ABZZZ
(2.ª edição)













Com o tempo
(2.ª edição)













Este livro está a chamar-te (não ouves?)
(2.ª edição)













O que há
(2.ª edição)













A Manta
(3.ª edição)













Pê de Pai
(11.ª edição)













Coração de Mãe
(11.ª edição)


Uma nota final:
Não gostamos menos nem nos fazem infelizes os livros que se vendem devagarinho. Alguns a conta-gotas. No armazém, temos as nossas pilhas de FLOP's e de casos mal-amados pelo público. E com esses, temos também a oportunidade de fazer grandes festas e comemorações: "Uma livraria do Porto acaba de telefonar a encomendar 15 exemplares do livro X!"; "Malta, posso anunciar que ao fim de 7 anos e meio, terminámos a 2.ª pilha do livro Y!". E salta a rolha do champanhe.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

E viva o Porto

A Feira do Livro do Porto abre as portas amanhã, nos jardins do Palácio de Cristal.
A programação (aqui) inclui uma homenagem à escritora Agustina Bessa-Luís e ainda debates, cinema, oficinas, horas do conto, uma speaker's corner (sobre os livros e a felicidade) e exposições na Galeria Municipal, ali mesmo ao lado da avenida das Tílias.

Uma das mais lindas será esta "Coral — Um livro, uma capa", com curadoria de Júlio Dolbeth que lançou aos ilustradores a proposta de criar uma capa para um livro já publicado.


































Entretanto, os livros do Planeta Tangerina já apanharam o Expresso para o Norte e podem ser encontrados no stand n.º 78 (da editora Tcharan). Visitem-nos.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Só para dar o seguinte recado:

Já regressámos de férias.
A loja on-line já reabriu.
O armazém já voltou ao trabalho.

As encomendas e entregas estão outra vez a funcionar ao ritmo normal, aqui:
http://www.planetatangerina.com/pt/loja

Mal abrimos a porta fomos esmagados por um multidão delirante, gritando:


Como é bom ter tanta personagem amiga à nossa espera!

Bom regresso para todos.