segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
El microcrítico
Ilustração: Madalena Matoso
La Mar de Letras, de Madrid, organiza todos os anos um concurso de crítica literária com uma particularidade engraçada: os candidatos a críticos têm apenas entre 4 e 12 anos, a idade de grande parte dos frequentadores desta livraria.
Depois de comprarem um livro (em qualquer livraria especializada, de qualquer canto do mundo), os microcríticos -como lhes chamam-, escrevem um pequeno texto dando a sua opinião sobre o livro escolhido. Não são aceites resumos, nem textos acríticos porque o objectivo é mesmo criticar: dizer o que se gostou mais e o que se gostou menos, o que resultou melhor e pior. E também porque se preferiu esta história a qualquer outra, ou aquelas ilustrações, às do livro do vizinho...
No final, é organizada uma grande festa onde são entregues os prémios aos críticos que demonstraram maior capacidade de análise, mais originalidade e "pluma literária".
Com esta iniciativa, a Mar de Letras consegue "matar dois coelhos de uma só cajadada": promove um conjunto de livros infantis pela voz de quem os lê (e todos sabemos como os miúdos vão a correr experimentar o que outros já gostaram) e, mais importante do que tudo, ajuda a fazer crescer leitores mais exigentes, que procuram outras perspectivas no modo de olhar os livros.
De notar que esta livraria foi distinguida este ano com o "IX Prémio Nacional Librero Cultural", uma iniciativa da Confederación Española de Gremios y Asociaciones de Libreros que conta com o apoio da Dirección General del Libro del Ministerio de Cultura (mais um belo exemplo a seguir por cá). Segundo palavras do júri, foi atribuído o prémio a esta livraria: “por saber simbolizar la figura del librero como lector y, por otro lado, por el esfuerzo continuado como especialista de las letras infantiles”. Muy bien!
que iniciativa tão interessante.
ResponderEliminare nós? não estamos ainda a anos luz deste tipo de iniciativas?