quinta-feira, 13 de março de 2014

Guia para os ilustradores: como sobreviver à feira de Bolonha?






















O ano passado, por ocasião dos 50 anos da feira, o Master em Ilustração da Escola de Milão (conhecido por Mimaster) criou um desdobrável dedicado aos ilustradores que visitam a feira de Bolonha pela primeira vez. Chama-se "Guia ilustrado para sobreviver à feira de Bolonha"e contém uma lista de conselhos que procuram ajudar os ilustradores recém-chegados a sobreviver a 4 dias intensos de feira e a aproveitar ao máximo as oportunidades.

Quem dá as dicas são editores e ilustradores experientes, e as ideias não se relacionam apenas com ilustração ou trabalho, mas também com roupa, calçado, comida, festas. Há algumas bastante cómicas.
A começar: evitar "sapatos desconfortáveis, portfolios gigantes e espírito derrotista". Um personal trainer recomenda as melhores posturas para quando se está muito tempo de pé (em filas) ou sentado (em reuniões). Um crítico gastronómico aconselha as melhores sanduíches para levar na mochila. Uma artista dá conselhos de moda ("Opta por roupas sóbrias, mas nunca aborrecidas. Estilo Pippi das meias altas, Pukka ou Hello Kitt. Nem pensar.").

Claro que, no final, o que conta é quase sempre o portfolio. E convém prepará-lo com antecedência. Diz um editor: "um porfolio organizado é uma forma de respeito pelo editor". Selecionar o que se quer mostrar, de acordo com a linha da editora. Evitar desenhos soltos ou "bonecos", dando preferência a ilustrações mais narrativas. Escolher apenas os trabalhos mais recentes e colocá-los pela ordem certa. Pôr de parte trabalhos com os quais não se esteja muito satisfeito. Não deixar originais ou Cd's nos stands. Não prolongar demasiado tempo uma reunião. Evitar monólogos longos. Não levar as coisas demasiado a peito. Ter sentido de humor.

A multi-premiada ilustradora Lisbeth Zwerger é um pouco mais cética (mas talvez tenha alguma razão): "Creio que não é muito eficaz mostrar um portfolio na feira. Os editores estão tão ocupados com todo o tipo de coisas que podem não dar toda a atenção a um ilustrador. O melhor é aproveitar para dar uma volta pela feira e tentar encontrar as editoras que possam estar mais interessadas no teu tipo de trabalho."


Mais sobre o guia de sobrevivência, aqui.

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