sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Colecção de Futuros



Já se pode consultar o programa do Serviço Educativo dos Museus da Politécnica (Museu de Ciência e Museu de História Natural).
Há uma grande oferta de actividades para todos os gostos, idades e feitios.

Está tudo aqui.

O Planeta Tangerina fez o cartaz e, para isso, teve a sorte de poder andar pelos bastidores do museu, entrar em salas cheias de esqueletos e bichos empalhados, espreitar armários com milhares de frascos e frasquinhos com animais lá dentro, ver fotografias antigas (lindas: das salas do museu antes do incêndio, dos cientistas em saídas campo), ver gravuras, herbários, sementes... Ficámos fascinados com este mundo admiravelmente novo (para nós).

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Um verdadeiro escândalo

Vejam aqui.
Juntamos a nossa indignação à de Jaime Bulhosa.

O álbum das Palavras Andarilhas

Os queridos leitores deste blog que nos desculpem a ausência de notícias, mas temos andado num "virote", com prazos para cumprir em muitas frentes e não tem sido fácil,
nada fácil...

Enquanto os ventos não abrandam aqui para estas bandas, partilhamos convosco algumas imagens do fim-de-semana de Andarilhas.
Foi em Beja e, como sempre, foi bonito.



Sessão de contos no Mercado de Artes da Palavra, com António Fontinha.



O estendal com a imagem das várias edições das Andarilhas e outros encontros de contadores. Ao centro, a T-shirt do Clube de fãs de Cristina Taquelim (organizadora do encontro desde sempre). Não comprámos a T-shirt mas subscrevemos a mensagem.





Sessão na Tendinha dos Contos com Carlos Marques.
Nesta parte, o lobo estava quase a comer a Carmela e os ouvintes levantaram-se nervosos...





Columbinas: Quando a poesia ganha asas

Os pombos correio levantaram voo, levando poemas para outras bibliotecas.
Dizia-se que quanto melhor o poema, mais pesada a mensagem.
Mas talvez fosse o contrário, os melhores poemas talvez sejam os mais leves.



Os artistas da casa, Madalena e Bernardo, durante a apresentação de "Trocoscópio".
Na bagagem, levámos também os originais a caneta de feltro de "O Livro dos Quintais".



Festival de narração com José Craveiro, Fanha, Alexis Pimienta, entre outros.
Na imagem, o colombiano Nicolás B. Vidal.

Até breve!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pós-graduação: Livro Infantil

Até dia 30 de Setembro estão abertas as candidaturas para a Pós Graduação em Livro Infantil da Universidade Católica de Lisboa.

Educação, edição, cultura, arte, crítica são algumas das perspectivas através das quais é possível olhar para o livro infantil. Partindo desta ideia foi criado o programa deste curso que "contempla o estudo do livro infantil de um ponto de vista abrangente, em vez de extrair dele apenas uma das suas componentes (a literária, por exemplo)".

Toda a informação aqui.

Outros negócios (que nos interessam)

A propósito da polémica que está a acontecer no Brasil em torno da escolha do símbolo para a Copa do Mundo de 2014, vale a pena ler no blog da Cosac o texto do designer e professor Chico Homem de Mello.
(Um texto que devia ser lido por todos os especialistas em estratégia, profissionais do marketing, do branding e afins.)

Nos links finais é possível conhecer melhor os contornos desta escolha. Ficamos a saber, por exemplo, que o júri responsável pela selecção da imagem não integrava especialistas em Design (para quê?), mas sim "importantes figuras públicas", como o escritor Paulo Coelho, a modelo Gisele Bundchen ou a cantora Ivete Sangalo.

Por cá ainda não atingimos este nível, mas um dia quem sabe...
A revista Babar dedica um texto a "Um día en la playa" (edição Zorro Rojo).
Aqui.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Novos Livros Planeta Tangerina

A Trilogia Histórias Paralelas é uma pequena família de livros do Planeta Tangerina que reúne histórias que acontecem, mais ou menos, em simultâneo: nalguns casos, partilham tempo e espaço; noutros, partilham o tempo e não o espaço; noutros ainda, partilham as suas próprias peças, desconstruindo-se umas, para dar origem a outras. Parece complicado mas não é.

Para quem já não se lembra, a Trilogia começou o ano passado com a publicação do livro As Duas Estradas — que ganhou um prémio no CJ Picture Book Festival da Coreia e que será editado no próximo ano em norueguês, coreano e francês—, e encerra este mês com a edição de Trocoscópio e O Livros dos Quintais, ambos ilustrados por Bernardo Carvalho.

Aqui ficam as apresentações:



O Livro dos Quintais
Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho
2.º Volume "Histórias Paralelas"

Não se assustem os mais supersticiosos: mal abrimos O Livro dos Quintais, damos de caras com um gato preto, daqueles meio vadios que de vez em quando se atravessam no nosso caminho. O gato chama-se Gatuno (só no final do livro vamos perceber porquê) e vive de quintal em quintal, escolhendo o dono e a sombra que mais lhe convém, de acordo com a época do ano e as suas vontades felinas.
Tal como o Gatuno, neste livro não entramos em casa de ninguém. Ficamo-nos pelas histórias paralelas e cruzadas que se passam cá fora, à beira de limoeiros e nespereiras, hortas e estendais, tanques ou mini-piscinas, acompanhando as vidas de oito quintais e respectivos ocupantes, ao longo dos doze meses do ano.

Quanto ao Gatuno, nem sempre é fácil encontrá-lo pois, como toda a gente sabe, os quintais são pequenos mundos onde não faltam esconderijos...



Trocoscópio
Bernardo Carvalho
3.º Volume "Histórias Paralelas"

São 142 peças.
Triângulos, rectângulos, círculos, semi-círculos e pintinhas.
Em amarelo, verde, encarnado, azul, rosa, laranja, roxo.
Sempre que se combinam ou se sobrepõem, formam novas cores e novas formas.
142 peças, como num jogo, mudando de lugar e de posição à medida que folheamos as páginas: olhamos para um lado e estavam ali, olhamos para o outro e mudaram para acolá...
A acontecer, em paralelo e usando as mesmas peças, estão duas histórias: numa subtraímos, na outra, adicionamos; numa desconstruímos, na outra, é tempo de construção.
E o que resultará de tudo isto? E qual a razão de tudo isto?
Chamam-lhe Trocoscópio e, para quem não percebe muito de tecnologia, podemos simplificar, dizendo que se trata de um caleidoscópio, mas dos mais avançados: com formas coloridas lá dentro, mas com capacidades (ainda mais) surpreendentes.
Se achas que há coisas que precisam de mudar, espreita pelo Trocoscópio e carrega no botão.

Ambos os livros serão apresentados durante as Palavras Andarilhas (em Beja, dia 18 de Setembro) e estarão à venda desde o primeiro dia do encontro.

Às livrarias chegarão a partir de 20 de Setembro.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Process is the Project


A AGI, Alliance Graphique Internationale, vai ter sessões abertas no dia 11 de Outubro no Porto, na Casa da Música.
Vai haver conferências (Pentagram, Cyan, Incandescence, Universal Everything entre outros), workshops (Cyan - Detlef Fielder + Daniela Haufe, Etienne Mineur, Javier Mariscal e Niklaus Troxler) e exposições.

Saibam tudo aqui.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

When I Was Born



Notícia das boas: o Quando Eu Nasci foi editado em língua inglesa pela Tate Publishing (que o vai levar para todos os países que falam inglês).

Ficamos sempre felizes quando um livro nosso é adoptado por outros países mas, por sabermos que apenas 3% dos livros editados em países anglo-saxónicos são traduções (até há um site dedicado à literatura traduzida que se chama three percent) e por ter sido a Tate a publicá-lo, esta notícia foi especialmente saborosa.

O livro já está impresso e será posto à venda muito em breve (quando tivermos um exemplar nas mãos mostramos fotografias). Entretanto já pode ser visto aqui.