Este ano, haverá pela primeira vez na Feira de Bolonha um pavilhão dedicado às crianças, escolas e famílias. Apesar de a Feira prever sempre exposições e eventos que se espalham um pouco por toda a cidade, há já algum tempo que a população bolonhesa reivindicava uma programação mais dedicada aos leitores (e não apenas aos profissionais do livro). A organização respondeu este ano com uma programação específica e um pavilhão próprio, onde decorrerão exposições, oficinas, visitas guiadas e sessões de autógrafos com autores e ilustradores de todo o mundo.
Tudo isto acontecerá — preparem-se... —no espaço de uma enorme livraria internacional dedicada exclusivamente aos livros infantis e juvenis (a organização usa a expressão "a huge international children's bookstore"), onde haverá livros de todo o mundo e de todas as famílias, devidamente organizados e arrumados (bem, pelo menos nos primeiros dias, porque depois, já se sabe...).
Para visitar o evento, que a organização baptizou "Don't tell the grown ups— a week of children's books and culture", basta procurar o Hall 33 da feira, um pavilhão que se manterá independente das reuniões de negócios que decorrem ali mesmo ao lado.
Porque nesta parte mais séria (chamemos-lhe assim), as crianças continuam a não poder entrar. E percebe-se porquê.