quinta-feira, 29 de junho de 2017

2.ª edição do Prémio Serpa/ Planeta Tangerina




Continua aberta a 2.ª edição do Prémio Serpa/ Planeta Tangerina

Da primeira edição, em 2015, resultou a edição do livro “Mana” de Joana Estrela, editado pelo Planeta Tangerina e já traduzido para francês, espanhol, coreano e chinês. Este ano, quem será o vencedor?

Enviem-nos as vossas propostas até dia 29 de setembro de 2017.

***

Serpa International Prize for Picture books: the 2nd edition is still opened

“Mana” by Joana Estrela, the winner of the first edition, has been published by Planeta Tangerina and already translated to French, Spanish, Korean and Complex Chinese. Who will be the next winner?

Send us your projects! Deadline: 29th September 2017


+ info: http://www.planetatangerina.com/pt/serpa


quinta-feira, 8 de junho de 2017

Projeto "Um dia na praia"



A professora Patrícia França e os meninos do 2.º ano do Centro Cultural e Recreativo das Crianças do Cruzeiro e Rio-Seco (Ajuda, Lisboa) enviaram-nos algumas imagens do projeto que desenvolveram a partir do livro “Um dia na praia” de Bernardo P. Carvalho.
Primeiro construíram uma história, depois foram até à praia recolher objetos encontrados na areia e finalmente incorporaram esses mesmo objetos nas suas telas.

Muito obrigado por terem dado notícias. E a todos desejamos uns belos dias na praia, agora que as férias estão a começar...


Era uma vez um senhor que se chamava Verde. O senhor Verde era alto e verde.

Certo dia, o senhor Verde foi à praia na Costa da Caparica. Na praia estava um belo dia de sol e fazia muito calor. Sozinho na areia, o senhor avistou um objeto que parecia um cilindro. Aproximou-se e transportou-o para a areia e viu que era uma bota. Colocou-a no chapéu-de-sol para secar. 

Na dúvida, o senhor Verde voltou ao mar. Qual é o seu espanto quando descobriu mais objetos. Havia troncos de árvores, embalagens, boias, portas e pneus. Até arranjou uma forma de reciclar: organizou todos os objetos encontrados na areia e começou a explorar novas formas de fazer reciclagem.

O senhor Verde era um verdadeiro engenhocas. Construiu um grande barco com muitos materiais deixados pelas pessoas na praia. Puxou o barco para conhecer o mar. Em alto-mar o senhor Verde aproveitou o sol para se bronzear e quase que passava a ser o senhor Vermelho.

O barco distanciou-se lentamente … 

Para onde irá o senhor Verde?