quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Do arco da velha

Afinal o homem do livro "Um dia na Praia" (aquele que recolhe lixo do mar para construir um barco) existe mesmo. O Bernardo não o conhecia, mas ele andava por aí...


Dizem que as personagens dos livros podem saltar cá para fora, mas neste caso foi ao contrário: um homem saltou de uma praia algarvia para dentro de um livro do Planeta Tangerina.
Este fim-de-semana, numa qualquer livraria, o homem abriu o livro, e viu-se lá dentro, retratado nas páginas. Como dizem os brasileiros: ganhou um susto. A coincidência quase o esmagou. E apressou-se a vir contar-nos o que lhe tinha acontecido (a ele e a nós).
Então foi assim:
No Verão de 2007, António Caló passou 15 dias na praia de Manta Rota, em Tavira. Dedicou-os a recolher lixo do mar e das dunas e a construir uma grande instalação, a que chamou "Uma Grande Máquina a Vapor", sem se decidir se seria um barco ou um comboio. Conta-nos António Caló (no mail que nos enviou esta semana) que ficou estupefacto com a coincidência. E para nos provar que não estava a exagerar mandou-nos quase uma centena de fotografias para que nos juntássemos a ele neste espanto.



Já nos juntámos...
Porque se repararem está lá tudo: as garrafas, o chapéu de sol, o fio que puxa a embarcação, tudo.



Obrigada ao António, muitos parabéns pelo seu trabalho.
Esperamos que a viagem tenha sido boa (porque agora já temos a certeza que, para além do barco, também houve viagem). Podia lá ser de outra maneira...

17 comentários:

Anónimo disse...

Bem, que giro! Vocês são demais!

Amanda Nogueira. disse...

No Rio de Janeiro tamém há um! Mas é de lixo retirado de uma área de mangue! E fica mesmo na água. Tem até um carro em cima! Infelizmente não consegui localizar a imagem na internet! Mas acreditem, há! E flutua mesmo!

Billy disse...

Que coincidência tão gira! Ambos os projectos (o do homem que recolhe o lixo e faz a máquina e o livro em que há um homem que recolhe lixo e faz uma máquina) são espectaculares.

Que bonito os vossos caminhos terem-se cruzado!

Anónimo disse...

Lindo! All aboard!

cristina* disse...

que linda história! ;)

Baleia disse...

Incrivel!!!

É demais!!... O sr. podia nunca ter visto o livro... ou não ter fotografias a provar o q tinha feito...
Que incrivel, e feliz, coincidência!

Dava para fazer um filme! :)

{anita} disse...

Adoro este tipo de coincidências!
O mundo é um lugar muito fixe
A instalação na praia está fantástica...parabéns ao autor. Também me apetece brincar à construção de barcos-comboios piratas :)

ana ventura disse...

Incrível! Que delícia :-)

Unknown disse...

fantástica coincidência

Anónimo disse...

Que giro...

PARABÉNS a ambos!

Margarida Junça
Évora

Anónimo disse...

Adorei a coincidência. è muito bom quando os livros nos dão lições de vida. Mas alguém que utiliza a arte como uma lição de vida, é de louvar. Parabéns aos dois, pela imaginação e criatividade.
Cristina, Évora.

helena zália disse...

De facto é incrível! São momentos especiais!
Esta semana comprei este livro e ... só posso dizer .... vocês são Maravilhoooooosos! Parabéns!
:)

Luciana disse...

Afinal, tudo que veio à vida saiu da imaginaçao de alguém ou de alguns...

Popelina disse...

Gostei imenso, da história incrível (os encontros) e do blog que acabo de descobrir!

SP disse...

Parabéns!
Gostei muito!
Um abraço...

Anónimo disse...

Confesso que me apaixonei pela vossa editora. gente nova que faz da ilustração uma vida. Mas confesso também que não consigo partilhar este post nem estes comentários. todos buscamos inspirações neste ou oem outro lugar qualquer. não tornaria o ilustrador menor por dizer que se inspirou em alguém. Ele tem um traço tão já reconhecido que me fere a palermice e o engodo deste post

Isabel disse...

Caro amigo da mensagem anterior:
Olhe que está enganado... a história que contamos neste post não é nenhuma palermice, e muito menos um engodo. É a mais pura verdade, sem ponta de imaginação.
Estranhas (e doentes) cabeças seriam as nossas se inventássemos tudo isto ou não revelássemos uma fonte de inspiração. Como diz na sua mensagem, não seria essa revelação que nos tornaria menores.

Um abraço! Espero que continue a gostar e a acreditar nos nossos livros.