terça-feira, 16 de março de 2010

O trabalho da escola de Panque



Panque é uma aldeia nos arredores de Barcelos. Estive lá em Novembro passado a convite da Biblioteca Municipal, e trouxe comigo este trabalho feito pelos alunos da turma A, da Escola EB 1, que me deixou espantada (porque o trabalho é mesmo muito bom), comovida (por motivos óbvios) e com a certeza (ainda mais forte) de que um professor primário pode mesmo fazer a diferença.
A professora chama-se Elisabete Videira de Carvalho e os autores do trabalho são estes que aqui se apresentam:



Os alunos de Panque fizeram "uma adaptação do livro "És Mesmo tu?" ao contexto da turma A". Criaram um mistério — o desaparecimento de um par de óculos — e contaram depois as suas teorias, sempre muito engraçadas, em torno deste "caso": os óculos caíram ao rio Neiva, foram vistos a ser usados por um jacaré, foram roubados por um colega pitosga... até a professora é suspeita.
As personagens envolvidas no mistério são, é claro, os alunos da turma, sempre muito bem ilustradas e caracterizadas ("o Nelson que é muito fashion", "o Bruno que faz sempre os trabalhos de casa", "a Célia da voz meiguinha").











Na altura, combinei que mostraria aqui o trabalho, mas o tempo foi passando. Gostava de o mostrar em filme, com som, alguém lendo o texto à medida que ia virando as páginas, para se perceber melhor como o livro resulta tão bem (e é tão cheio de sentido de humor). Mas não o consegui fazer e peço-lhes desculpa pela azelhice e por esta demora de meses.

8 comentários:

JoanaM disse...

Absolutamente espectacular!!!

Anónimo disse...

Gostei muito deste trabalho, Parabéns à professora e a todos os alunos. E Parabéns à Planeta Tangerina que tanto nos inspira no nosso trabalho.
Cristina, Évora.

Anónimo disse...

É um enorme encanto saber desta realização. Os jornalistas se calhar preferiam dar notícia de uma grande catástrofe ou de mais uma fraude financeira. Se não fosse o vosso blog quem saberia de coisa tão bonita?
p.

madalena disse...

Adoro a Rafaela do nariz achatado que mexe as narinas para todo o lado..

j. disse...

Muito bom!!! Vivam as Professoras primárias que não se encostam à parreira à espera de ficar com pó e que levam os seus alunos em aventuras de criatividade magnificas! Eu só tive isso no Mocamfe, mas pelo menos já tive! Espero que um dia a minha filha possa participar num trabalho destes! Muitos parabéns!
E já agora aproveito para deixar um abraço de continuidade ao planeta tangerina! Eu e a minha pequena luisisnha somos eternas fãs dos vossos trabalhos!
Joana Alves

Billy disse...

Muitos parabéns à Professora e aos Alunos, que desenvolveram um trabalho tão interessante.

(se calhar podiam fazer uma edição deste livro?)

José disse...

O livro está disponível na íntegra aqui: http://issuu.com/josekarvalho/docs/serei_eu_seras_tu

Claudia Souza disse...

Adoro o blog de vocês, e ver esses relatos de trabalhos nas escolas me deixa realmente emocionada. Super legal! Fantásticas a professora e as crianças. Um beijo grande de uma ítalo-brasileira, fã de carteirinha da Planeta Tangerina.