quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ir e Vir (1): a fantástica viagem da andorinha-do-mar-ártica


No livro "Ir e Vir" falamos de alguns animais incríveis que fazem grandes viagens pelo planeta, em busca de alimento ou de locais amenos para ter as suas crias. Um dos casos mais impressionantes é o da andorinha-do-mar-ártica que inaugura a lista de exemplos de viajantes espetaculares que mostramos neste livro.

A andorinha-do-mar-ártica é uma ave pequenina (pesa cerca de 100 g), desajeitada em terra, mas muito elegante quando voa. Todos os anos, em julho/agosto, deixa as terras geladas do ártico e parte para o sul, regressando a casa no ano seguinte, com a chegada da primavera. Durante um ano, percorre mais de 50.000 quilómetros (ida e volta), sendo "uma das criaturas da terra que mais vê a luz do sol".

Neste vídeo é contada a história do mapeamento da rota de migração das andorinhas-do-mar-árticas. Este projeto, conduzido por um grupo de investigadores do Greenland Institute of Natural Resources, permitiu conhecer com detalhe o percurso das andorinhas ao longo de um ano de viagem. Os cientistas colocaram pequeníssimos geo-localizadores (cada um pesa 1,4 g) nas patas de dez aves e seguiram os seus caminhos, descobrindo quais os locais onde o grupo parou para se alimentar ou onde se dividiu para seguir rotas diferentes (na linha do Equador, o bando divide-se em dois: umas seguem junto à costa africana, outras pela costa da América do Sul).

Tudo isto é incrível e chega a ser comovente: um animal de 100 gramas, a voar desta maneira, sempre atrás da luz do sol, regressando a casa um ano depois (cheio de sol e de cheiro a mar). Uma pequena maravilha.


Obrigada ao Ricardo (Tomé) pelo envio deste vídeo e pela ajuda na revisão do texto.

1 comentário:

Baleia disse...

um espectáculo, mesmo!

(e o vídeo está muito bem feito...)

bjnhs