quarta-feira, 2 de maio de 2012

Convite: vem construir a ponte até à Ilha!

Como já anunciámos, no próximo sábado, dia 5, chega em primeiríssima mão à Feira do Livro, o novíssimo livro do Planeta Tangerina: "A Ilha".

"A Ilha" conta a história de uma grande empreitada — uma empreitada que uniu os habitantes de uma ilha em torno da construção de uma ponte. 
E por que quiseram os habitantes de uma ilha — uma ilha que ficava no meio do mar como todas as ilhas — unir-se ao continente que ficava lá longe, tão longe? 
Porque os ilhéus ficaram fascinados com os continentais que um dia os visitaram e, a partir de então, só esse sonho os movia — o sonho de ser igual ao vizinho do lado, o sonho de ser continental.




Ter um sonho assim até não seria problema nenhum, se o continente não ficasse lá longe, tão longe e a construção da ponte não fosse uma obra louca, tão louca... Daquelas obras que nos fazem empenhar o que temos e o que não temos e que têm todos os ingredientes para derrapar.

Mas, quando começa a construção da ponte, ninguém se apercebe da loucura do projeto: os engenheiros fazem os cálculos que têm a fazer e a população junta esforços em torno deste sonho coletivo. Só mais à frente vamos descobrindo como alguns cálculos estão errados e como há imprevistos que ninguém calculou.

O que sobrará no fim da obra é o que vos convidamos a descobrir.




Este não é um livro sobre a ilha da Madeira (apesar de o autor ter costela madeirense), é antes um livro que fala sobre os dias que vivemos. Sobre identidades, sonhos e expectativas. Sobre empreitadas e desenvolvimento e, talvez (só talvez) sobre Portugal e a Europa, as metas que nos movem, aquilo que queremos para nós.

"A Ilha" tem textos de João Gomes de Abreu e ilustrações da luso-nipo-brasileira-e-multi-premiada Yara Kono.

AGORA O CONVITE:
Para chegarmos à Ilha teremos de construir uma ponte e, para tal, contamos com "essa força que trazem nos braços" (como canta o Sérgio Godinho).
Estamos à vossa espera junto ao stand C13 (da Prodidático), por volta das 17.00h, faça chuva ou faça sol (dizem que vai fazer chuva mas nós não acreditamos; na cabeça só temos uma coisa: construir uma ponte!).

Sem comentários: