sexta-feira, 10 de abril de 2015

ANDA!

Foi na cidade de Rosário, na Argentina, que nasceu o ANDA, um projeto que procura envolver as comunidades na construção, reparação (e alindamento) dos espaços públicos.



O que o ANDA faz é recuperar a tradição do pavimento hidráulico (baldosas hidráulicas), contactando os mestres que conhecem os segredos do processo de fabrico e juntando-lhes os saberes de designers e ilustradores. Os planos de recuperação, ou seja, a escolha dos desenhos a aplicar nos espaços e a construção dos mosaicos hidráulicos propriamente dita, é feita depois, em conjunto, com as comunidades locais.
















Foi o que aconteceu na escola pública N16, de Rosario, onde um pátio meio abandonado estava mesmo a pedir mãos à obra. Entre todos, ficou decidido que o motivo da decoração do pavimento seriam muitos caminhos, de muitas cores (talvez porque num pátio podemos fazer muitas viagens, fingir que estamos em muitos lugares ou, simplesmente, porque num pátio estamos sempre em movimento, entre um amigo e outro, entre uma brincadeira e outra...). Foi aí que entrou a ilustração da Madalena que faz parte do livro "Para onde vamos quando desaparecemos?".

Reconhecem-na?




















Depois de escolhido o desenho, mães, pais, avós, educadoras e vizinhos puseram mãos à obra, numa festa de mãos arregaçadas, com gente de todas as idades a querer ajudar.



















Ao fim de três meses e pouco, o pátio ficou pronto.
E o que pode dizer-se do resultado, senão que é um pequena, grande, enorme maravilha?
































Mais informações sobre o ANDA, aqui.

1 comentário:

Unknown disse...

Absolutamente fantástico! Ir assim, por onde andamos, sabendo que vamos por onde vão as criações da Planeta Tangerina...