segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Terrorismo nos livros da Anita

Tudo começou em França, com um internauta terrorista mas cheio de sentido de humor chamado Tremechan ("très mechant", ou seja mauzinho, como já se vai ver...), que viu nas capas dos livros da "Anita", um verdadeiro filão para se divertir e fazer rir os outros.

A fórmula foi simples: bastou um olhar mais cínico sobre as capas da colecção e uma rápida operação de photoshop para alterar o título e, assim, alterar também a personalidade e o tipo de aventuras vividas por Martine e pelos seus amigos.
A brincadeira acabou por provocar um pequeno terramoto em França, onde a simpática Martine tem uma verdadeira legião de fãs: muitos franceses ficaram ofendidos por se fazer " terrorismo cultural" com um verdadeiro ícone da literatura infantil. A bela, doce e tão pura Martine, modelo de tantas gerações desde os anos 50, transformava-se numa menina de comportamentos pouco recomendáveis...
Mas houve também quem achasse graça. Em pouco tempo foi criado um site onde se podia dar azo à imaginação e criar uma nova capa ao gosto de cada um. Pouco tempo depois, este "cover generator" foi educadamente mandado fechar pelas Edições Casterman (editores da Martine, claro) que, muito compreensivelmente, não acharam graça à brincadeira.

Mas tentem lá não rir depois de ver estas capas...

2 comentários:

Vera disse...

eu acho bem divertido a subversão do estilo tão bem comportado da Anita !
isto apesar de ter sonhadoras recordações de infância desses livros ...

Cláudia Sousa Pereira disse...

Até que enfim alguém resolveu fazer alguma coisa de inteligente...e divertida com a Anita! Já não havia paciência para as velhas Anitas, muito interessantes como património histórico, ponto final.