quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Depois da côdea, passemos ao miolo...(1)





TRAVA-LÍNGUAS, de Dulce de Souza Gonçalves (Recolha) e Madalena Matoso (Ilustração)


Manter o carácter universal e além-fronteiras dos trava-línguas, abrindo as portas à troca de experiências sonoras, é uma das grandes intenções deste livro.
Nele se apresentam um conjunto de trava-línguas nas suas línguas originais — português, espanhol, italiano, francês e inglês — dando-nos a conhecer personagens tão divertidas como a “cabra traga trapos”, o “papa papão” ou os talvez menos soletrados “pauvre petit pêcheur” ou “Paquito que empaca copitas”.

O nível de dificuldade não é homogéneo e, para o final, são deixados os exemplares mais difíceis, especialmente dedicados aos linguarudos (ou seja, aos leitores que já dominam bem estas artes). Veja-se este: “Trentatré trentini entrarono a Trento tutti trentratré troterellando”...

Não se julgue, porém, que este é um livro cheio de desafios impossíveis. Muito pelo contrário...
Para abordar, atacar e dominar todos estes trava-línguas não é preciso ter um sotaque perfeito, nem é sequer obrigatório compreender o que está a ser dito (se assim for, melhor). O que interessa aqui é saborear os sons, sentir os SSS’s, os P’s e os XXXX’s e dar aos leitores a possibilidade de caminhar por paisagens sonoras que não são habitualmente as suas.

Para além da particularidade de ser um livro multilingue, para meninos e crescidos de todas as idades e nações, este é um livro diferente por outra razão: por ser todo ele, de uma ponta à outra, construído com letras.
Através de um alfabeto criado em carimbos especialmente para este livro, as letras unem-se ou separam-se para formar linhas, manchas e figuras, procurando destacar o mundo sonoro trazido pelos trava-línguas aqui apresentados.

6 comentários:

Billy disse...

Parabéns por estes dois livros. Estou ansiosa por poder vê-los "ao vivo"!

Anónimo disse...

tive o prazer de folhear estas duas novidades em Beja, nas Palavras Andarilhas, e mais uma vez só posso dizer que estão de parabéns, pela constante inovação e de irem sempre ao nosso encontro (falo em nome dos educadores de infância), porque dão-nos a oportunidade de trabalhar a motivação para a leitura com os mais novos e ver crescer aquele prazer pelo livro.
um beijo a toda a equipa,
Cristina, èvora.

Unknown disse...

Quando vai estar na loja do Planeta Tangerina? Quero um :)

helena zália disse...

Também já estive com este livro na mão e de facto é fabuloso. Mais uma vez parabéns!
:))

Anónimo disse...

queridos planetários! :)
mais do que propriamente para comentar este post, passei para vos mandar um grande beijinho e dizer-vos que cada vez mais adoro o vosso trabalho. Sinto falta dos Batatooooooons (sei que já ninguém aguentava! nem eu, às vezes!!!!) e sobretudo do prazer que era trabalhar com vocês, com tanta ideia a fervilhar e explodir de forma deliciosa. Venham de lá mais novidades... pra todos um beijinho!

Isabel disse...

O livro (este e o outro) ainda não está na loja do Planeta, mas já pode ser encomendado via net. Basta enviarem um mail para editora@planetatangerina.com.
Os portes de envio para Portugal são uma gentil oferta do Planeta Tangerina.