terça-feira, 8 de junho de 2010

Propostas para Pais e Educadores



No início tivemos algumas dúvidas. Se devíamos ou não lançar ideias para que outros explorassem os livros do Planeta Tangerina: os livros devem ser explorados? Os livros devem ser trabalhados? Será que os "escolarizamos" com estas propostas? Será que os professores e educadores não têm, eles próprios, ideias? E os pais, será que não têm mais do que fazer? Não fará mais sentido lançar os livros ao mundo e pronto?

(Daí o aviso que lançamos sempre no início de cada conjunto de propostas, cheios de medo que nos interpretem mal e obriguem as crianças a "trabalhos forçados" à volta do que fazemos: "As pistas e propostas de trabalho que se seguem são apenas isso mesmo: propostas e pistas, pontos de partida, sugestões, pontapés de saída... Não são "lições" nem "fichas de trabalho", não procuram respostas certas ou erradas, não são obrigatórias nem se deseja que sejam levadas à letra.")



Mas depois pensámos: se fossemos nós, como faríamos uma leitura partilhada dos livros que fazemos? Se fossemos nós, o que nos lembraríamos de inventar à volta de um livro?
A verdade é que sempre que fazemos um livro nos vem à cabeça um monte de ideias para, de certa forma, lhe dar continuação, criar diálogo à sua volta, re-inventar o que acabámos de fazer. Por isso, porque não partilhar esse material?

Ainda há uma outra razão para esta partilha: muitas vezes convidam-nos para ir a escolas e bibliotecas e nem sempre conseguimos ir. Estas ideias são também uma forma de lá estarmos, de uma outra maneira.

Tudo isto para dizer que as propostas sobre "O Primeiro Gomo da Tangerina" e "A Manta" já estão disponíveis no nosso site. Divirtam-se.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Isabel!
Como sempre estás imparável com as tuas preciosas sugestões.
Claro que a nós educadoras nos dá muito jeitinho.
Boa sorte para o Planeta e seus habitantes.
Bjs

Unknown disse...

e eu como mãe também agradeço. nem sempre são seguidas à risca, mas são inspiradoras.

dora disse...

Boa, Isabel, para além dos prolongamentos-pista, o texto-preâmbulo que este post lhes faz.