domingo, 29 de agosto de 2010

Não vale a pena correr



Um poema do António Torrado, numa animação produzida pela RTP, a ditar o lema para o novo ano. A mim fez-me lembrar (com as devidas distâncias), um livro cá da casa (o "Depressa, Devagar") e quase me assustei por termos pensado, em tempos, fazer um livro com uma ideia praticamente igual à que atravessa este poema: uma velhinha vagarosa que vai pelo passeio fora e demora toda a manhã a chegar à padaria, enquanto o sobrinho faz mil e uma coisas, atende cem telefonemas e despacha trinta reuniões. (Ainda eramos acusados de plágio, já pensaram?).

É impossível ter ideias cem por cento novas. E felizmente também não é possível (nem seria desejável) não nos deixarmos contagiar (contaminar e inspirar) pelas palavras do Mestre Torrado, hoje ou há trinta anos atrás, quando o líamos a duas cores, em livros de capa mole, com as páginas mais gastas do que as botas ortopédicas da altura.

Já aqui dissemos que no Planeta Tangerina, regemo-nos ainda pelos anos escolares. E por isso, é agora em Setembro que tudo começa de novo. Vamos a isto.
(Não vale a pena correr, mas não gostamos de molengar).

Sem comentários: