terça-feira, 22 de janeiro de 2013

50 anos de Feira de Bolonha (edição 2013)


A Feira de Bolonha comemora este ano o seu 50.º aniversário. Cinco décadas de reuniões, parcerias, exposições, negócios e muitos encontros entre autores, editores, tradutores, estudantes e todos os que se interessam pelo mundo da edição de livros para crianças.

A organização prepara-se para comemorar o número redondo com algumas iniciativas especiais, entre as quais se destaca a criação de um prémio especial para editoras, o BOP (Bologna Prize for the Best Children's Book Publisher of the Year), que funcionará mediante candidatura e votação entre pares (ou seja, quem vota são as outras editoras presentes na feira). As editoras serão escolhidas não só pela qualidade e criatividade do seu plano editorial, mas também pela coragem, profissionalismo e modo como promovem a compreensão e as trocas entre culturas.
A lista final de nomeados, ou seja aquela que chegará a votação, será escolhida por associações de editores e instituições culturais a nível mundial. No final, haverá 6 vencedores, um por cada continente (a América divide-se entre Norte e do Centro/Sul).

Outras novidades:
- A Suécia será o país convidado em 2013, com uma grande exposição de ilustração organizada pelo Swedish Arts Council.

- Repetir-se-á, pela terceira vez, a conferência TOC dedicada à indústria do digital.

- A exposição de ilustração bateu o recorde de propostas recebidas: mais de 3000 ilustradores de todo o mundo submeteram os seus trabalhos!

- E, para terminar, um evento a não perder nestas bodas de ouro: "Fifty Years of images",  uma exposição de fotografia realizada com o contributo de todos os que ao longo dos últimos 50 anos têm participado na feira. A organização está a pedir fotos desde 1964, o ano em que pela primeira vez os editores se reuniram em Bolonha: nessa altura eram apenas 44 stands, provenientes de 11 países; na edição passada, estiveram presentes 1200 editoras, provenientes de 66 países...

O Planeta Tangerina estará pela primeira vez na Feira de Bolonha com um stand individual. Se quiserem visitar-nos são muito bem-vindos: Hall 29, Stand C34 será a nossa morada a partir de 21 de março.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, mas a feira não é só para profissionais? Qualquer pessoa pode visitá-la?
Obrigada.