sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Projeto "Mana", de Joana Estrela, vence I Prémio Internacional de Serpa para Álbum Ilustrado/ "Mana" from Joana Estrela wins SERPA International Prize

O júri do I Prémio Internacional de Serpa para Álbum Ilustrado escolheu como obra vencedora o projeto “Mana”, da autoria de Joana Estrela.

O Júri apreciou particularmente o universo visual da obra, a sua espontaneidade e coerência, e também o modo como textos e imagens cooperam, adaptando-se e complementando-se, em estreita harmonia, ao serviço das mensagens e do próprio livro.

***


The jury of “I Serpa International Award for Picturebooks”
has chosen “Mana”, from Portuguese artist Joana Estrela, as the winner of the first edition.

The jury appreciated particularly the visual universe of this project, its spontaneity and consistency, and also how text and images work together, adapting and complementing each other, in close harmony, in favor of the messages and the book itself.

***

O júri considerou o projeto “Mana” um bom exemplo da vertente camaleónica que os álbuns ilustrados podem assumir, ao revelar a capacidade de absorver uma grande variedade de linguagens, tanto ao nível das imagens como das palavras. De salientar que este projeto não integra uma narrativa tradicional, como é mais habitual em livros ilustrados, mas um texto com as características de uma carta — neste caso em concreto, uma pequena carta, quase um recado, escrita pela irmã mais velha e dirigida à mais nova; também no que diz respeito às ilustrações, a autora experimenta uma série de registos, que vão desde o traço fino sem utilização de cor, a páginas mais trabalhadas, nas quais é a própria personagem mais nova que intervém a nível gráfico, intrometendo-se nas imagens, alterando-as, e passando, deste modo, a fazer parte da “história” de um modo pouco habitual.

A nível do conceito (ou ideia) do projeto, foi destacada precisamente a originalidade dessa presença invisível, o modo como a autora trouxe para as páginas uma personagem que consegue estar presente de uma forma “gráfica”, umas vezes de modo mais subtil, outras de modo mais descarado (riscando, pintando, colando autocolantes sobre as páginas criadas pela própria irmã). O júri considerou interessante o modo como a voz da irmã mais velha se cruza com a presença desta mais nova, num jogo bem humorado que é, às vezes, de conflito, outras se aproxima do diálogo e outras, ainda, revela a ternura e cumplicidade que une as duas personagens.

Não sabendo se o livro terá um componente autobiográfica verdadeira, considerou-se, de qualquer modo, que a autora foi capaz de construir um ambiente narrativo credível e, com delicadeza e vivacidade, foi também capaz de criar (ou revelar) a relação de proximidade entre as duas personagens. O texto curto, coloquial, com sentido de humor, contribuiu de modo eficaz para essa construção, assim como o universo gráfico da autora, depurado e aparentemente simples, mas revelador de um trabalho consistente e de um potencial narrativo que o torna merecedor de publicação.

O Júri foi constituído por Kitty Crowther, Isabel Minhós Martins (em representação da editora Planeta Tangerina) e Paula Estorninho (em representação do Município de Serpa).



quinta-feira, 29 de outubro de 2015

O Dicionário do Menino Andersen (já nasceu)







O menino Andersen era um grande inventor e não andava nada satisfeito com as definições de palavras que lia no dicionário. Por isso decidiu começar a escrever um dicionário novo, um dicionário que entusiasmasse os seus amigos.
Eis uma entrada da letra m:
MOSQUITO: animal que está mal sintonizado.

Gonçalo M. Tavares encontrou-se com Andersen, ainda menino, e criou um dicionário inesperado sobre as coisas (e as palavras) que existem à nossa volta.

Ao texto de Gonçalo M Tavares juntam-se as ilustrações de Madalena Matoso, num livro que vai entusiasmar leitores de todas as idades.

Título: O Dicionário do Menino Andersen
Texto: Gonçalo M. Tavares
Ilustrações: Madalena Matoso
ISBN: 9789898145697
PVP: 13.90€

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

OS CARTAZES SAÍRAM À RUA! / THE POSTER FESTIVAL




Está a decorrer a Festa dos cartazes na loja do Planeta Tangerina.
Até dia 4 de Novembro todos os cartazes e posters estão em promoção.
(E atenção temos novidades…)


****

We prepared a big Poster Festival in our on-line shop.
Until the 4th of November, all our posters are on sale at discounted prices.
Check out: we have new images for sale.


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O Menino Andersen


sexta-feira, 9 de outubro de 2015

NOTÍCIAS DE SERPA


























Estamos muito contentes com o nível de participação nesta 1.ª edição do Prémio Internacional de Álbum Ilustrado de Serpa (uma parceria entre a Câmara Municipal de Serpa e o Planeta Tangerina). Encerrada a fase de entrega de propostas, podemos anunciar que o secretariado recebeu 204 propostas de 20 países (Portugal em 1.º lugar, com 74 trabalhos; seguido de perto de Itália, com 70 trabalhos; Brasil e Espanha em 3.º e 4.º lugares).
Chegaram trabalhos um pouco de todo o mundo (Coreia, Guatemala, China, México, Argentina ou Irão), o que nos faz acreditar que as ideias e as abordagens serão variadas, como se espera e deseja... e que a competição será muito renhida!

O júri desta 1.ª edição será constituído por:
Kitty Crowther, autora/ ilustradora, vencedora do Prémio ALMA em 2010;
Isabel Minhós Martins, em representação do super team Planeta Tangerina!;
e Paula Estorninho, em representação do Município de Serpa.

A decisão do júri será anunciada no dia 30 de outubro, através dos sites da entidades organizadoras. Mantenham-se atentos...

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Algumas imagens do Tabook

Gostámos muito da pequena cidade de Tábor e gostámos muito do Tabook (o festival organizado pela editora Baobab que se realiza nesta cidade Checa).

 














Encontrámos em Tábor um ambiente mesmo bom, com organização e descontração nas doses certas, uma programação interessante a acontecer por toda a cidade (galerias, bares, livrarias) e uma comunidade local envolvida em todas as etapas (montagens, receção dos convidados, ajuda nas traduções). Um exemplo de coisa que funciona.

 












































 

Grande parte das atividades, incluindo a grande feira de pequenos e médios editores, teve lugar no espaço de uma antiga fábrica de cerveja, um edifício enorme e meio abandonado, junto à torre que resta do antigo castelo medieval.

Ainda não estava um frio de rachar, mas já se sentia a sua aproximação.
E por todo o lado crianças, muitas, muitas crianças.


 













































Aproveitamos para agradecer à Klára e à Yulia, as nossas guias e tradutoras de serviço, que tão bem representam a Língua Portuguesa em terras checas.  























segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Aterraram dois corvos brancos na coleção "Dois passos e um salto"


























O livro "Supergigante", de Ana Pessoa, foi escolhido para integrar o catálogo de recomendações White Ravens de 2015, a seleção anual feita pela Internacionale Jugendbibliothek de Munique.

O comité de leitura para Língua Portuguesa chamou a atenção para o ritmo e a estrutura do texto, assim como para o modo como as repetições, as ruturas e os saltos temporais do enredo se adaptam de forma tão adequada à vida interior do protagonista, Edgar. 
Também as ilustrações de Bernardo P. Carvalho são mencionadas no texto de apresentação:

When Edgar runs, he can express his feelings and organize his thoughts. He himself tells the story: Memories, images, conversations, and encounters race through his mind on this day, a day with both light and dark facets, which will mark a decisive step on his path to adulthood. Quick-paced with repetitions, ruptures, and temporal leaps in the plot, the structure of the text aptly conveys the protagonist’s inner life. As young adult novels are very rarely illustrated, Bernardo P. Carvalho’s silkscreen-style pictures are indeed worth mentioning: colourful and dynamic, they accompany the story beautifully.




















Na edição original em língua inglesa foi também selecionado "Finalmente o Verão", de Mariko e Jillian Tamaki, o mais recente livro da coleção Dois Passos e um Salto. O comité apreciou o modo como os diálogos e as ilustrações se interligam para criar uma atmosfera quente de verão, cheia de suspense e emoção:

The text is comprised of a concise, evocative narrative and the lively and sometimes thoughtful dialogue between Rose and the other protagonists. The words and the detailed indigo-and-white illustrations create a unity of storyline and theme and easily conjure up the atmosphere of a hot summer filled with suspense and mysteries. This graphic novel tells a strong coming-of-age story that will draw in readers from the very first page.

























Se ainda não os leram, não esperem mais!

Disponíveis nas melhores livrarias e também na loja online do Planeta Tangerina.