terça-feira, 18 de março de 2008

Kamishibai, o teatro de papel

(Ilustração de história kamishibai de Yukihito Mitani)

O Kamishibai é uma maneira de contar histórias que teve origem no Japão. Cada kamishibai é composto por um suporte de madeira em que se colocam cartões que têm ilustrações na frente (que ficam viradas para os espectadores) e texto nas costas (que fica virado para o contador de histórias, para que ele possa ir lendo os diálogos).
Parece que tudo teve origem na depressão económica dos anos 1930, quando milhares de desempregados tentaram arranjar uma maneira de ganhar a vida montando um pequeno "palco" na parte de trás das suas bicicletas — que lhes permitia ser contadores de histórias itinerantes e, ao mesmo tempo, vendedores de guloseimas ambulantes.
Claro que as coisas estão sempre encadeadas umas nas outras, e estes "animadores de leitura" inspiraram-se numa tradição de contar histórias que já vem do séc. IX ou X, quando monges budistas espalhavam a sua religião com a ajuda de narrativas e de rolos ilustrados.

Tudo sobre o kamishibai
aqui.

(ilustração de história kamishibai de Seichi Horiuchi)


2 comentários:

domingos disse...

gostámos muito da vossa descrição sobre o Kamishibai, e já agora, somos os representantes em exclusivo para Portugal se necessitarem de mais alguma informação estamos ao dispôr
DOMINGOS CASTRO EDIÇOES TECNICAS E CULTURAIS,LDA
INFO@DOMINGOSCASTRO.COM

Ogata Tetsuo disse...

O ClubOtaku, site dedicado à divulgação da cultura japonesa em Potugal também tem um artigo sobre Kamishibai, que poderão ler aqui.