sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Novos Livros Planeta Tangerina

A Trilogia Histórias Paralelas é uma pequena família de livros do Planeta Tangerina que reúne histórias que acontecem, mais ou menos, em simultâneo: nalguns casos, partilham tempo e espaço; noutros, partilham o tempo e não o espaço; noutros ainda, partilham as suas próprias peças, desconstruindo-se umas, para dar origem a outras. Parece complicado mas não é.

Para quem já não se lembra, a Trilogia começou o ano passado com a publicação do livro As Duas Estradas — que ganhou um prémio no CJ Picture Book Festival da Coreia e que será editado no próximo ano em norueguês, coreano e francês—, e encerra este mês com a edição de Trocoscópio e O Livros dos Quintais, ambos ilustrados por Bernardo Carvalho.

Aqui ficam as apresentações:



O Livro dos Quintais
Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho
2.º Volume "Histórias Paralelas"

Não se assustem os mais supersticiosos: mal abrimos O Livro dos Quintais, damos de caras com um gato preto, daqueles meio vadios que de vez em quando se atravessam no nosso caminho. O gato chama-se Gatuno (só no final do livro vamos perceber porquê) e vive de quintal em quintal, escolhendo o dono e a sombra que mais lhe convém, de acordo com a época do ano e as suas vontades felinas.
Tal como o Gatuno, neste livro não entramos em casa de ninguém. Ficamo-nos pelas histórias paralelas e cruzadas que se passam cá fora, à beira de limoeiros e nespereiras, hortas e estendais, tanques ou mini-piscinas, acompanhando as vidas de oito quintais e respectivos ocupantes, ao longo dos doze meses do ano.

Quanto ao Gatuno, nem sempre é fácil encontrá-lo pois, como toda a gente sabe, os quintais são pequenos mundos onde não faltam esconderijos...



Trocoscópio
Bernardo Carvalho
3.º Volume "Histórias Paralelas"

São 142 peças.
Triângulos, rectângulos, círculos, semi-círculos e pintinhas.
Em amarelo, verde, encarnado, azul, rosa, laranja, roxo.
Sempre que se combinam ou se sobrepõem, formam novas cores e novas formas.
142 peças, como num jogo, mudando de lugar e de posição à medida que folheamos as páginas: olhamos para um lado e estavam ali, olhamos para o outro e mudaram para acolá...
A acontecer, em paralelo e usando as mesmas peças, estão duas histórias: numa subtraímos, na outra, adicionamos; numa desconstruímos, na outra, é tempo de construção.
E o que resultará de tudo isto? E qual a razão de tudo isto?
Chamam-lhe Trocoscópio e, para quem não percebe muito de tecnologia, podemos simplificar, dizendo que se trata de um caleidoscópio, mas dos mais avançados: com formas coloridas lá dentro, mas com capacidades (ainda mais) surpreendentes.
Se achas que há coisas que precisam de mudar, espreita pelo Trocoscópio e carrega no botão.

Ambos os livros serão apresentados durante as Palavras Andarilhas (em Beja, dia 18 de Setembro) e estarão à venda desde o primeiro dia do encontro.

Às livrarias chegarão a partir de 20 de Setembro.

9 comentários:

Maria disse...

que maravilha :)

Anónimo disse...

Que bom, estou ansiosa por estas novidades. Lá estarei então.
Um grande beijo a todos e boa sorte com os novos lançamentos.
Cristina, Évora.

Anónimo disse...

Já os vi, Já os vi! E por isso sou uma privilegiada. São sim, de fazer crescer agua na boca. Como sempre, um excelente trabalho.

Beijinho BD

Silvia disse...

Que capas lindas :) Fico à espera de lhes espreitar o interior!

Joana disse...

uau!!! Lindo!!! bjs

Ana disse...

Estas ilustrações satisfazem completamente o olhar. São ricas em proteínas! Yami! Adoro!

sal disse...

já estou a ver um na busca minuciosa do gatuno e outro em mirabolantes construções trocoscópicas. e depois a trocarem.

Marta disse...

Já os temos e adoramos! Obrigada e parabéns por mais este excelente trabalho!

martaeoslivrosinfantis.blogspot

ana ventura disse...

Já os vi com as mãos :-) Parabéns ao Mestre!