quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Atelier "És Mesmo tu?"

No Salão de Montreuil fizemos alguns ateliers com turmas das escolas. A partir do livro "És Mesmo Tu?" construímos uma sessão de retratos, "inspirada" nas ilustrações que o Bernardo fez para este livro.

O QUE LEVÁMOS
Folhas de papel de arquitecto, canetas de feltro, papéis coloridos (transparentes), tesoura e cola.



O QUE FIZEMOS
Cada menino escolheu um amigo, observou-o com atenção e construiu o seu retrato em várias camadas, usando as folhas de papel transparentes.
Os elementos do retrato não foram todos desenhados na mesma folha: na camada de baixo podiam colocar-se, por exemplo, os olhos e a boca; na camada do meio, os óculos, as orelhas; na camada (ou folha) superior, os cabelos.
À semelhança do que acontece nas ilustrações deste livro, que jogam com transparências e sobreposições, os retratos deveriam também procurar e brincar com estes efeitos.





O RESULTADO
Retratistas e retratados divirtam-se bastante a fazer experiências. Alguns artistas empenharam-se para que tudo batesse certo e o retrato correspondesse minimamente à realidade. Outros depressa perceberam que ir rodando as folhas e os respectivos elementos também podia ter piada. Por isso, houve de tudo: retratos mais naturalistas, outros mais construtivistas, outros com uma pitada de surreal.



Aqui: em primeiro plano, retratista e respectivo retrato; em segundo plano, a amiga retratada. Está parecida, não está?

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou encantada com as vossas actividades. De certeza que tiveram muito êxito junto da pequenada. Aproveito para desejar umas Boas Festas a todos os habitantes do Planeta Tangerina.
Adoro-vos.
Beijinhos, Cristina, Évora.