quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Programa das Festas

Começaremos, por volta das 16.00.
O Professor Catarino (que inspirou o Sr Catarino do Livro dos Quintais) irá guiar-nos num pequeno passeio, por entre cicadácias, gimospérmicas, palmeiras e figueiras tropicais. Diz quem já o ouviu que é um privilégio a não perder, pois para além de conhecer o jardim como a palma da mão (foi seu director ao longo de 20 anos), o Prof. Catarino é um entusiasta "à moda antiga", um contador de histórias de se lhe tirar o chapéu e um dos maiores sábios nesta ciência de conhecer as plantas.



“A coisa que eu tenho mais interessante, como pessoa, é, desde que me lembro, ter sido marcado por uma enorme curiosidade pelo saber, um enorme gozo em perceber as coisas."

Estaremos de volta ao Palmário (a antiga estufa de palmeiras do jardim) por volta das 17.00h, onde falaremos de quintais "de quem os tem, como eu, e da grande maioria que não" (diz o Prof Catarino) e também de grandes cidades onde abundam setas e indicações. Connosco estará Andrés Sandoval, ilustrador chileno-brasileiro que voou de S. Paulo para se juntar à festa e que contará como foi esta experiência de fazer um livro a 7960 km de distância.



"O andrés é um cara multi. além de desenhar com tinta e lápis e caneta, ele faz bonecos de dobradura, pequenas animações de suas obras, faz também colagens com adesivos banais. o legal, é que apesar de ser um traço incomum, ou de usar técnicas diferentes, as ilustrações do andrés (...) são pequenas descobertas de materiais, que ele usa e testa até o limite" Clarice Reichstul

Entretanto cairá a noite... e já será possível ligar o Trocoscópio, essa máquina de baralhar as peças ao mundo e de as voltar a dar.
Bernardo Carvalho carregará no botão... e o que vai sair dali, não sabemos não...

Para além deste programa oficial haverá ainda:
> Secos & Molhados (livros com pequenos e grandes defeitos) a 2 €
> Sessões de autógrafos com os nossos talentosos artistas
> Comes e bebes a condizer com a estação

Dizem os previsões que o tempo não estará mau, o que atendendo aos ciclones e vendavais dos últimos dias, já é muito bom. Apareçam.

DÚVIDAS:
- Não é necessária inscrição prévia (respondendo à dúvida entretanto surgida).
- Ponto de encontro: encontramo-nos no Palmário: há setas desde a entrada até lá. Sigam-nas!
- O Jardim Botânico é o da Faculdade de Ciências, na R. da Escola Politécnica, junto ao Príncipe Real.

3 comentários:

Joana disse...

Olá!

E onde é o ponto de encontro?

É necessária alguma inscrição prévia?

Obrigada!

Vânia disse...

Foi o máximo! ADOREI! _Obrigada pela iniciativa! :)

Baleia disse...

Tenho muita pena de não ter ido...
:(

Parabéns!
e Bjnhs aos "Tangerinas"

Ana