sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Atelier "Cá Em Casa Somos"







Hoje fomos visitar os nossos vizinhos da Escola dos Lombos, aqui em Carcavelos. A partir do livro "Cá Em Casa Somos" fizemos um atelier à volta do corpo humano e dos seus surpreendentes números. Quem quiser repetir, siga a receita...

MATERIAL
Folhas de papel A3
Pistas sobre o corpo humano
Marcadores
Fita cola

COMO SE FAZ
Cada grupo de meninos recebe uma pista sobre uma parte do corpo humano (cabeça, perna, pé, tubo digestivo, pulmões, coração, bexiga etc). Na folha, desenha-se cada parte separadamente, tendo em atenção os detalhes que vêm descritos (ossos, veias, músculos etc), para o desenho ficar rico em texturas e pormenores.







Cada um usa a escala que lhe apetecer para desenhar, mas o efeito final é mais surpreendente se todos usarem a folha na totalidade (para depois haver diferenças de escala mais engraçadas).
No final, recortam-se todos os elementos e montam-se sobre uma superfície plana, usando cola ou tirinhas de fita-cola.
Podem também integrar-se as pistas dadas na ilustração, usando-as como legendas para os vários elementos. Desta maneira, outros meninos da escola podem aprender também.



Quando a personagem estiver em condições, observam-se as suas características (será comilona, estará apaixonada, parece tímida, meia maluca?) e decide-se o melhor nome para lhe dar.
Esta que fizemos na Escola dos Lombos (porque tinha os pés grandes e os pulmões em excelente forma) passou a chamar-se Ana Atleteira (1.º ano). Na sessão seguinte (2.º e 3.º ano, da qual não temos fotografias) críamos uma Julieta Paixoneta (o coração era tão grande que não lhe cabia no peito).

Agradecemos à Prof. Rute e ao Prof. António este convite.
(As fotografias foram tiradas pelo Professor António, obrigada também.)

Estas e outras propostas de trabalho estão disponíveis no site do Planeta Tangerina, aqui.
Basta clicar no ícone deste livro para imprimir todas as pistas necessárias para construir um corpo humano.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá habitantes do Planeta Tangerina, não se esqueçam de vir fazer esse atelier para os meninos do Jardim-Escola João de Deus de Santarém, que ainda falam do livro que vos enviaram no ano lectivo passado sobre esse mesmo livro. Aguardamos ansiosamente! Quando puderem apareçam! Beijinhos cor-de-laranja
Mariana Mesquita

Lígia Pin disse...

ADOREIII!!!! Vou fazer com meus alunos!

Beijos,
Ligia Pin (Brasil)

su disse...

maravilhoso! :)