sexta-feira, 25 de março de 2011

Última chamada para Bolonha



Jutta Bauer (na foto), vencedora da última edição do Prémio Andersen será uma das convidadas de honra da Feira de Bolonha deste ano: é ela a ilustradora da capa do catálogo de 2011 e, tal como o italiano Philip Giordano (vencedor do Prémio de Ilustração da Feira + Fundação SM), terá direito a uma exposição individual dos seus trabalhos.


Philip Giordano

E o que há mais para ver em Bolonha?
(Para além de conferências algo técnico-comerciais, encontros sobre licenciamento e afins...)

A Lituânia é o país convidado desta edição e preparou um conjunto de exposições a que chamou Illustrarium (o site do evento conta tudo aqui). Deste país, será possível ver ilustração contemporânea e também o trabalho de jovens artistas, mas a exposição que parece ser mais interessante é a terceira: Soviet Lithuanian Children's Book Illustration, uma mostra histórica que reúne trabalhos de ilustradores desde 1945 aos anos 90.



Leonardas GUTAUSKAS




Vytautas BANYS


Vytautas BANYS

Duas outras novidades: o encontro TOC — "Tools of Change for Publishing" que propõe um dia inteiro de conferências sobre "Digital Storytelling"ou, dizendo de outro modo, como é que os editores estão a lidar e vão viver neste mundo de livros digitais e Ipad's.
O evento esgotou em poucos dias. As conferências podem ser acompanhadas via Twitter aqui.

E uma outra novidade: a Feira vai apresentar um novo Prémio, desta vez para distinguir o trabalho de Museus para Crianças. Uma excelente ideia, a que podem concorrer alguns dos nossos serviços educativos (e não estou a ser irónica).

A feira inaugura já esta segunda-feira e nós estaremos de partida no domingo bem cedo, para montar o stand e pôr tudo a postos para a maratona de reuniões.
Este ano partilharemos o espaço com a Topipittori (Itália) e a Notari (Suíça).
Quem estiver por lá e quiser fazer-nos uma visita, é muito bem-vindo.
Estaremos no Hall 29, stand D36.

Ariivederci amici.
Para a semana estamos de volta (com boas notícias, esperamos!).

2 comentários:

Cristina Madureira disse...

Boa sorte para Bolonha!Que o Planeta espalhe as suas bonitas e saborosas tangerinas por todo o mundo. Cá em casa ainda circula o primeiro livro da Madalena, A Quinta, um livro muito anterior à formação do planeta, mas que eles já reconheciam como um livro diferente. isto em 1999, 2000, 2001...

ana ventura disse...

Encontramo-nos no avião :-) Até lá