Ana Caleia, educadora na Casa da Criança de S. Julião (Figueira da Foz), escreveu-nos a contar o projeto que nasceu a partir da leitura do livro “A Manta”: um projeto que começou com retalhos de tecidos e acabou... num estudo sobre fontes de energia.
“Como das histórias nascem sempre outras histórias, construímos a Manta da Avó, feita com retalhos de tecidos. Debaixo de cada retalho estava a imagem de um objeto um brinquedo do tempo dos avós.”
A história da Manta foi só uma desculpa, na verdade um ponto de partida:
Quando a manta de retalhos ficou pronta, os avós vieram à escola apreciá-la. Levaram consigo alguns destes brinquedos antigos e sentaram-se a contar: como brincavam, o que vestiam, o que comiam, como viajavam. Os meninos ficaram tão curiosos que quiseram saber mais. Então os avós trouxeram mais coisas antigas para mostrar como era o mundo. À escola chegaram lamparinas, máquinas de escrever, gira-discos, ferros de engomar a carvão... E foi assim que a partir da Manta da Avó nasceu mais uma pesquisa, desta vez sobre máquinas antigas e diferentes fontes de energia.
A história do projeto vem toda nos Cadernos de Educação e Infância (n.º 92, APEI – Associação de Profissionais de Educação de Infância).
2 comentários:
magnífico
Que magnífica ideia e que belo trabalho. Gostei muito.
Cristina, Évora.
Enviar um comentário