quinta-feira, 14 de julho de 2011

A partir de Setembro: Todos fazemos tudo

Não costumamos anunciar as novidades com tanta antecedência, mas esta é um caso especial:



"Todos fazemos tudo" é um projeto original das Éditions Notari — pensado e ilustrado pela Madalena (Matoso) — e criado com o objetivo de promover a igualdade entre homens e mulheres.
O livro resultou de um concurso de criatividade lançado pelo município de Genebra e foi, numa primeira fase, oferecido às crianças que frequentam as creches e jardins de infância da cidade. Agora, começa a conhecer edições fora das fronteiras suíças e chegará a Portugal, em Setembro, pela mão do Planeta Tangerina.




“Todos fazemos tudo” prescinde das palavras e funciona como um jogo. Há personagens — homens, mulheres, novos e velhos, de muitas cores e formas — e muitas atividades e tarefas que estas personagens poderão viver.
As páginas são cortadas ao meio: na parte superior é revelada a sua identidade — se masculina, se feminina, se mais nova ou mais velha; na parte inferior revelam-se as ações — cozinhar, tratar de bebés, fazer jardinagem, conduzir tratores ou tocar guitarra. Não se representam apenas “tarefas domésticas”, habitualmente lembradas quando o tema da igualdade é tratado, mas também atividades profissionais e momentos de lazer. Não se representam apenas homens e mulheres, mas pessoas de diferentes idades e origens, dando ao livro uma dimensão maior de Igualdade que não apenas a de género.



Aos leitores caberá fazer as diferentes combinações. Virando as páginas é possível trocar as personagens e/ou as atividades e observar como, pelo menos neste livro, não há preconceitos nem ideias feitas. Aqui todos fazemos tudo: avós de prancha de surf debaixo do braço, pais a estender a roupa, mães com jeito para o bricolage, tudo acontece com naturalidade.

(Assim percebe-se melhor:)



O livro tem recebido os maiores elogios da crítica (e não, não estou a exagerar). Espreitem o que dizem Sophie Van der Linden e Ana Castagnoli a seu propósito, nos respetivos sites (que aproveitamos para recomendar).

Para quem não sabe: a Notari é a editora suíça que tem editado grande parte dos livros do Planeta Tangerina em língua francesa e com quem partilhámos o stand na última Feira do Livro de Bolonha.

4 comentários:

Anónimo disse...

Oh,que bom! Vai ser editado também por cá! Já o tinha namorado no site da Sophie Van der Linden. Parabéns!
Paula Cusati

Anónimo disse...

é absolutamente fantástico!

Lucy disse...

http://lascatoladelte.blogspot.com/2011/04/et-pourquoi-pas-toi-edizioni-notari.html

Anónimo disse...

A melhor resposta que até agora tenho visto ao medo da «crise»