sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Planeta Tangerina nomeado para Prémio ALMA



Soube-se ontem, durante a Feira de Frankfurt, que o Planeta Tangerina faz parte da lista de nomeados ao prémio ALMA 2012 (ALMA: Astrid Lindgren Memorial Award), o maior prémio internacional para literatura infantil e juvenil.

Este ano estão nomeados 184 candidatos, provenientes de 66 países.
(Quase) todos eles grandes, enormes, gigantes!
Entre os nomeados encontram-se, por exemplo, David Almond, Quentin Blake, Eric Carle, Wolf Erlbruch, Lisbeth Zwerger, a organização Bookstart do Reino Unido, ou o IBBY (candidato internacional).
O ano passado, o vencedor foi o australiano Shaun Tan; em 2010, a belga Kitty Crowther (os outros vencedores estão todos aqui).

É óbvio que não temos a mais remota hipótese de ganhar, mas vale a pena mencionar os "detalhes" que envolvem este prémio, único entre os seus pares, já que distingue com aquilo a que habitualmente chamamos uma valente-pipa-de-massa, um autor, ilustrador ou organização que contribua para a promoção da leitura: estão em causa 5 milhões de SEK (a coroa sueca), o equivalente a aproximadamente 500.000 euros (que podem ser entregues a apenas um vencedor ou partilhados entre vários).
O mais espantoso de tudo, é preciso dizê-lo, não é apenas o valor: é este prémio existir dentro do universo do livro infantil e juvenil tantas vezes considerado menor.

Para quem não está lembrado, Astrid Lindgren é a autora sueca, mãe da famosa Pipi das Meias Altas que enfureceu pais e professores suecos nos anos 50 (espreitem o site oficial que vale a pena).

A lista de candidatos de 2012 pode ser consultada aqui.

4 comentários:

Anónimo disse...

Muitos Parabéns. É muito bom quando reconhecem o nosso trabalho.
vocês merecem.
Boa Sorte (sim, porque talento já têm).
um beijinho
Cristina, Évora.

Galeria de Pinturas disse...

Fico muito feliz por todos vós, o vosso trabalho é muito bom e é tão agradável quando somos reconhecidos por aquilo que fazemos. PARABÉNS!!!!!!!
Isa Alves

M. disse...

Que maravilha! Muitos parabéns a todos! Nós não podemos votar? Era bom...

Anónimo disse...

MUITOS PARABÉNS!! Se o Nobel chegou cá, porque não este merecedíssimo prémio para quem tanto ama os livros??? Afinal, vocês já são de "outro" planeta!!!
Bjnhs
Dulce Gonçalves