terça-feira, 8 de maio de 2012

Uma manta virtual


O professor Carlos Alberto Silva, professor-bibliotecário do Agrupamento de Porto de Mós, escreveu-nos a contar o projeto que tem estado a desenvolver a partir do livro "A Manta"—  uma espécie de manta de histórias virtual que funciona na página da Biblioteca Escolar. Conta ele:

Criámos um jogo com cartões reproduzindo padrões de tecido diversificados e instituindo algumas coordenadas (origem, tempo, lugar). Em grupo ou coletivamente, conforme os anos de escolaridade, as turmas são desafiadas a criar as suas histórias (a partir das imagens destes retalhos).

Já lá estão várias histórias que incluem, por exemplo, a gabardina de uma tia que atravessou o deserto de mota, um vestido de noiva rasgado à porta da igreja, os calções de um tio azarado que foi atacado no mar ou um tapete muito antigo que ninguém pisava por respeito...
As histórias (e os retalhos que lhes deram origem) estão todos aqui.

Parabéns à escola, ao professor Carlos Alberto e a todos os meninos.

1 comentário:

Carlos A. Silva disse...

Olá Isabel e Yara. Obrigado pela divulgação do nosso projecto no vosso blogue. Queria só acrescentar que não estou sozinho neste projecto, que inclui também a minha colega professora bibliotecária Isabel Jorge.
Votos dos maiores sucessos para vocês e a editora Planeta Tangerina.