Os livros falam por si e não precisam de livros de instruções. Ponto.
E, claro, um leitor deve ter direito (bem ao estilo de Pennac) a descobrir o livro "sozinho", sem preconceitos nem complicações, e a saboreá-lo ao seu ritmo.
Dito isto, já podemos dizer o resto.
Também achamos que um leitor pode alargar esta leitura se for desafiado a reparar em pormenores que não são visíveis à primeira vista ou se tiver acesso a certos aspetos dos "bastidores do livro". Por exemplo, às motivações que levaram à sua criação ou a algumas etapas de construção que implicam sempre experiências, dúvidas, decisões.
Dizemos isto porque sabemos que um livro não começa na capa nem acaba na contracapa. Há sempre um "antes" e um "depois" e gostávamos — como autores e editores — de partilhar ou viver com os leitores esses dois tempos.
É por isso que preparamos com afinco (e muito prazer) Propostas de Exploração para quase todos os nossos livros, que disponibilizamos no nosso site.
Essas propostas incluem muitas vezes essa pré-história ou motivação que serviu como pontapé de saída ao livro, alguns pormenores, por exemplo da ilustração, que podem passar despercebidos e também um conjunto de ideias para prolongar o livro (em casa, na biblioteca, na sala de aula).
É esta a nossa forma de viver com os leitores o "antes" e o "depois" dos livros. Mas, é claro, não queremos de maneira nenhuma ser demasiado intrometidos, pelas razões que explicámos logo no início...
Por isso se quiserem aproveitar, aproveitem!
Temos novas propostas disponíveis para os seguintes livros:
As propostas para este último livro foram feitas em colaboração com a autora, Manuela Castro Neves, e incluem também trabalhos realizados por algumas escolas. Não deixem de espreitar.
Sem comentários:
Enviar um comentário