segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

ANORAK, the happy mag for kids

Durante alguns anos o Planeta Tangerina fez uma revista semanal para crianças. Lá dentro trazia jogos, bandas-desenhadas, histórias, passatempos etc, e era inteiramente escrita e desenhada pela equipa da casa.
Com algumas condicionantes, mas ainda assim com alguma liberdade, pensávamos a revista de uma ponta à outra, decidindo temas e secções, construindo jogos, inovando graficamente sempre que possível.
Foi um projecto que nos marcou por todas as razões que possam imaginar (e mais algumas) e, sobretudo, foi um projecto que nos fez sonhar com outros projectos.



Tudo isto para vos falar da Anorak, uma revista inglesa que sai quatro vezes por ano e que recebo agora em minha casa (oferta da "tia" Madalena para o sobrinho Simão).
A Anorak traz tudo o que uma revista para esta faixa etária costuma trazer (jogos, histórias, natureza, tecnologia etc), com a diferença (abismal) de ser escrita e ilustrada por artistas da actualidade.

O resultado não podia ser mais surpreendente. Sobretudo a nível gráfico, a Anorak rompe radicalmente com tudo o que existe para crianças nesta área. Mas não só as ilustrações e lettering surpreendem. Os próprios temas e personagens das histórias são muitas vezes mais bizarros do que conseguiríamos imaginar: a banda-desenhada, por exemplo, é uma espécie de fotonovela, com bonecos de peluche reais fotografados em situações surreais...





A Anorak chega por correio quatro vezes por ano (sai um número por cada estação). Sempro que a folheio, lembro-me da nossa revista antiga e fico cheia de saudades de fazer uma (outra) revista...

Se ainda têm um sobrinho ou afilhado sem presente, vejam aqui como fazer uma assinatura. Vale a pena.

3 comentários:

Anónimo disse...

também já divulguei lá do meu lado... parece-me maravilhoso!

mas, isabel, qual era a vossa revista? e semanal!!?? uau...

cristina* disse...

eu também quero uma anorak pelo natal!
é mesmo mesmo linda. ;)

Anónimo disse...

então vamos lá a começar esse projecto!! Faço já várias assinatura!