terça-feira, 6 de setembro de 2011

Planeta Tangerina, Dama Aflita, Porto

Inaugura no próximo dia 10 de setembro às 17h00 na Galeria Dama Aflita, Porto, uma exposição de desenhos dos ilustradores do Planeta Tangerina (também conhecidos por Bernardo Carvalho, Madalena Matoso e Yara Kono).

planeta_tangerina_site

Aproveitámos o acontecimento para lançar dois livros novos (ver post anterior).

Vai ser desta que temos festa no Porto, viva!

Se não tiverem nada para fazer, apareçam. Se tiverem coisas marcadas, desmarquem e apareçam. Se estiverem no Porto ou arredores, apareçam. Se estiverem longe, marquem a viagem e apareçam. Vá lá, apareçam.

A escritora do Planeta Tangerina (também conhecida por Isabel Minhós Martins) escreveu um texto sobre a exposição que reza assim:

3 ilustradores em cima de um icebergue
O trabalho de ilustração que vemos num livro é quase sempre a ponta de um icebergue de considerável tamanho. Submersas, ficam dezenas de imagens e experiências — uma espécie de rasto que o ilustrador deixa atrás de si à medida que vai trabalhando, escolhendo, amarrotando.
Se os livros fossem icebergues não teriam apenas um passado — essa enorme massa de possibilidades que sustenta tudo o que vemos à superfície; nem teria apenas um presente — o livro, o que é visível, o que fica para os outros. Como enormes blocos à deriva, os livros têm às vezes um futuro: o que sobra da sua construção, o que foi aparentemente abandonado, quase sempre se mantém vivo, como em suspensão, para ser retomado mais tarde a propósito de outra coisa qualquer.

Nesta exposição é possível ver o trabalho de 3 ilustradores em torno de 3 livros diferentes (um já editado, outro a ser lançado, um outro que virá a público mais tarde). Na Dama Aflita veremos partes de todo o icebergue: esboços, caminhos abandonados, algumas ilustrações definitivas, mas também trabalhos novos que resultam de um mergulho às ideias da base.

Dama Aflita.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá
Que bom que vêm cá ao Porto!
Já divulguei aos amigos e amigas e conto lá estar com a minha filha.
Cristina

Cláudia Pinheiro disse...

A Cris não fugiu à verdade, já me deu a novidade e vamos lá estar os cinco! Ah! Levamos todos os livros que temos para os autógrafos! YES!!