sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Contra a "grande invasão", marchar...


Vem aí mais um Dia Europeu sem Carros e a respectiva Semana Europeia da Mobilidade, durante a qual as Câmaras Municipais se desdobram em iniciativas para a promoção do uso de transportes públicos e/ou não motorizados nas nossas cidades.

Por estas bandas, pelo que ouvi dizer, já está marcada uma emocionante manhã sem carros na marginal, desafiando os munícipes para desempoeirarem bicicletas, triciclos e patins e mostrarem o seu empenho em serem cidadãos verdes e saudáveis.
Eu até sou capaz de ir. Porque estas iniciativas têm piada, mas é mesmo só isso que têm: piada. Proporcionam uma vivência do espaço invulgar, põem-nos a sonhar com cidades mais verdes e simpáticas, mas a manhã passa e os carros continuam a passar, ultrapassar e, muitas vezes, a tomar o nosso lugar nas ruas.

Aqui no Planeta Tangerina falamos disso muitas vezes. E, apesar de não termos por hábito jogar no Euromilhões (só de vez em quando quando há aqueles jackpots a que ninguém resiste), já combinámos que, se algum dia ganharmos uma quantia desta dimensão, será directamente canalizada para o negócio das implosões.
Gastaremos cada cêntimo a mandar implodir edifícios feios, bairros desordenados, quarteirões caóticos e concentrações anormais de prédios. Claro que tudo isto implicará gastar muito dinheiro nas indemnizações a câmaras, construtores e moradores (e daí o Euromilhões...).

No lugar de cada um destes quarteirões implodidos nascerão praças, parques e jardins, passeios, ruas sem trânsito... espaço, portanto, para podermos andar com os pés no chão (ou nos pedais) sem medo de morrer.

Quando pensámos o livro "A Grande Invasão" era tudo isto que pedíamos: cidades melhores, com espaços para brincar na rua, andar de bicicleta, passear bebés nos carrinhos. Cidades sem invasores que trepam passeios, invadem pracetas e tomam conta da nossa vida quase sem darmos por isso.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda em torno das hipérboles:
"Fino que nem um rato"
"Mau como as cobras"
Bom trabalho!
Inês Oliveira

RH disse...

São de facto boas notícias. Parecem empenhados. Vamos ver qual o resultado. Uma coisa é certa. Parece haver uma nova consciência e o facto de ser tão falado nos media irá ajudar as pessoas a reflectir sobre o assunto. E cada vez mais surgem iniciativas interessantes para incentivar as pessoas a andar de bicicleta, como por exemplo, os cursos de condução de bicicleta em meio urbano da Cenas a Pedal. Recomendo! http://www.cenasapedal.com/