terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sexta-feira em Figueiró


Na sexta-feira fomos até Figueiró dos Vinhos.
O convite partiu da Natália, da livraria “K de Livro”, de Pombal, que tem organizado algumas feiras do livro em escolas da região.
A Natália explicou-nos que estas feiras são uma forma de dar a conhecer livros menos óbvios aos pequenos leitores, de levar às escolas (sempre que é possível) alguns autores e ilustradores e, obviamente, de dar algum fôlego à sua empenhada livraria.
Por vezes é preciso ir até onde os “potenciais clientes” estão e a Natália desdobra-se em iniciativas para manter vivo o seu espaço, mesmo que, para isso, tenha que o deslocar para outras terras. Parabéns à Natália pelo trabalho que faz.

Foi só quando saímos da auto-estrada e seguimos por uma estrada menos previsível é que vimos o Outono no seu melhor: árvores completamente amarelas, vinhas a chegar ao encarnado, diospiros quase maduros entre folhas cor-de-laranja.
É preciso sair da cidade para ver tudo isto… ó se é.
Os meninos 1.º Ciclo já estavam à nossa espera com o “Trava-línguas” debaixo da língua e, depois de ouvirmos, devagarinho e soletrado, o “Podador que poda parras” em versão espanhola (os meninos de Figueiró dos Vinhos não sabiam bem o que era uma “parra” mas depois lá se fez luz), passámos à parte prática.



Os carimbos da Madalena foram usados, primeiro a medo, depois sem qualquer cerimónia. E sem cerimónia, mais solta, a arte sai mais bonita.


À tarde, aos alunos do 2.º Ciclo, fizemos uma proposta diferente inspirada num outro livro cá da casa: “Pensem num segundo, um segundo maravilhoso e ofereçam-no a um colega”.
Os nomes e moradas foram escritos em papelinhos e tirados à sorte.
Depois, houve quem oferecesse um golo espectacular a um amigo, um momento romântico com uma rapariga... ou um segundo mais cómico e disparatado.
Os postais seguem esta semana pelo correio e vão, com certeza, surpreender os destinatários.

3 comentários:

Anónimo disse...

Adoro estas ideias, estas iniciativas, a criatividade, o cuidado com que tudo é pensado, o trabalho em si, o empenho...
Parabéns a todos os que se deixam envolver!
Parabéns ao Planeta Tangerina ou melhor aos habitentes do planeta que tornam tudo isto possível.

Margarida Junça
Évora

P. disse...

E onde podemos conseguir os maravilhosos carimbos?

Anónimo disse...

Vou tentar adaptar estas ideias ao pré-escolar e quem sabe se outras surgirão. Obrigado pelas ideias e Parabéns pelo rico produto que nos fornecem.
Cristina, Évora.