terça-feira, 11 de novembro de 2008

Uma Luz de Papel


©Renato Roque, Livraria Académica, no livro Uma Luz de Papel, editado no âmbito dos 95 anos da livraria Académica

É um pequeno livro e tem este título fantástico: Uma Luz de Papel.
Reúne textos de vários nomes grandes das letras portuguesas (Ana Luísa Amaral, Jorge Sousa Braga, Emílio Remelhe, Manuel António Pina, só para citar alguns) e fotografias de Renato Roque, belas imagens a preto e branco de livros... muitos livros: arrumados na vertical, empilhados em pequenas torres, ocupando cada buraco que sobra das prateleiras, alguns numerados como numa escavação arqueológica ou com baraças a juntar-lhes as páginas, velhos de tanto uso.
Livros e mais livros que não existem de certeza em nenhum centro comercial.

Todas estas fotografias foram tiradas no interior de uma livraria antiga do Porto, a Académica, que fez recentemente 95 anos; os textos foram também escritos a pensar nela (a livraria). E o livro que reuniu tudo isto é um trabalho das Edições Éterogémeas que se juntaram, assim, a este já longo aniversário.

Nunca lá estive, na Académica, mas pelos textos e pelas imagens, sente-se como é um sítio especial, com alguém conhecedor atrás do balcão (a apresentação do livro foi entregue a António Barreto que nos apresenta "O Nuno da Académica", um verdadeiro conselheiro). Nunca lá estive, mas este pequeno livro levou-me até lá, e é como se tivesse subido esta escadaria com o Porto ao fundo, e quase tropeçado nestes livros-escada que a acompanham (sou dada a tropeções...).

Mais fotografias de Renato Roque aqui.
Para encomendar este e outros livros das Éterogémeas (presumo que este, em particular, seja difícil de encontrar), basta ir ao site da editora.

1 comentário:

Anónimo disse...

Do pouco que conheço do Porto é uma cidade fascinante, a última vez que lá estive visitei a Livraria Lello, um sonho.
Vou tentar aproveitar a minha ida aos encontros luso-galegos-franceses para visitar esta livraria. As fotografias que vi são lindíssimas.

Um beijinho
Margarida, Évora