quarta-feira, 22 de abril de 2009

Os chefs foram às escolas


Ainda tínhamos as mãos na massa quando falámos aqui de "O Chef vai à Escola", o projecto que levou às escolas do 1.º Ciclo de Cascais uma dúzia de chefs profissionais que, por um dia, deram às refeições escolares do concelho um toque gourmet diferente do habitual.

Entretanto passaram alguns meses, os chef's convidados já mostraram o que valiam. Muitas vezes acompanhados pelas respectivas equipas, cozinharam para professores e alunos, propondo sabores e técnicas culinárias novas, pratos simples ou mais complicados, conforme o estilo de cada um. Em quase todos os casos, os chefs trabalharam também com as funcionárias das cantinas, senhoras anónimas, por vezes apenas duas por escola, que todos os dias cozinham sopa, prato e sobremesa para centenas de crianças. Souberam integrá-las nas suas equipas, ensinar e também aprender.
Enquanto vigiavam a cozedura nas panelas e orquestravam a ordem de entrada dos temperos, os chefs conversaram com os grupos de crianças que vieram até às cozinhas: alguns falaram de comida rápida, outros dos sabores únicos da cozinha portuguesa; alguns aproveitaram para fazer inquéritos (quantas vezes por mês vão ao McDonald's?), outros para "vender" o sabor do peixe, das frutas e legumes. Os alunos também perguntaram: se para ser chef era preciso tirar um curso, se gostavam mais de doces ou salgados, se era muito cansativo.

O Planeta tangerina teve o privilégio de acompanhar estas visitas: de perguntar, observar e fotografar para, com todo este material, construir um livro que começará hoje a ser distribuído pelas famílias. O livro não é apenas um livro-memória do projecto, mas espera-se que venha a ser também um livro útil para quem tem de cozinhar todos os dias: contém receitas, dicas para uma alimentação mais saudável, conselhos para as idas às compras, ideias para refeições "rápidas, saudáveis e económicas". Um 3 em 1, que mãe, pais, avós desejam todos os dias concretizar.

2 comentários:

Anónimo disse...

onde se pode adquirir?

Anónimo disse...

Tão giro!
está à venda ao público?

Um beijinho e parabéns!
Margarida Junça
Évora