quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O Povo do Ártico

Enquanto estava a trabalhar nas ilustrações deste livro (de que a Isabel falou), procurei algumas fotografias para saber mais coisas sobre os esquimós (ou antes, sobre os inuítas — obrigada pela observação).




Fiquei completamente fascinada.

Foram tiradas de vários sites:
The Library of Congress
University of Washington Digital Collection
Sonofthesouth
Life
Firstpeople

(devia ter anotado quem era o autor de cada uma mas, infelizmente, não o fiz na altura em que recolhi as imagens. Perdoem-me. Naveguem pelos sites — vale a pena)

7 comentários:

sara disse...

então deves gostar de ver este lindíssimo filme de 1922: http://www.imdb.com/title/tt0013427/

João Soares disse...

Olá Manuela
Os Inuit (antes chamados de "Esquimós"). Inuit significa "grande povo" na língua Inuktitut.
Um abraço ecológico

Pedro Nunes disse...

Para nos animar um pouco!!!
Mario Vargas Llosa refere na edição de hoje do jornal “EL PAÍS” a propósito das eleições Presidenciais no Chile que deram a vitória ao candidato da direita, Sebastian Piñera, que num encontro que teve com este, três dias antes do acto eleitoral, lhe perguntou qual queria que fosse a sua melhor contribuição no governo se ganhasse as eleições. “Dar um impulso decisivo ao nosso plano de oito anos, para crescer a um prometido 6% anual, algo perfeitamente realizável. Se o conseguirmos, o PIB, que é agora de 14.000 dólares terá um aumento para 24.000. Alcançamos Portugal”, Chile deixará então o subdesenvolvimento e será o primeiro país da América Latina a integrar o primeiro mundo.

Tendo o nosso governo copiado o modelo Chileno de Avaliação de Professores, eis senão quando que passamos a ser o modelo a seguir.
Um abraço,
Pedro Nunes

mm disse...

Olá,
já devem saber, mas deixo a nota: um dos primeiros documentários que foi feito (em 1922) é sobre os inuits. Chama-se "Nanook of the North" e é um clássico. Deve ter boas imagens para vocês. Deixo aqui um link com alguma informação: http://en.wikipedia.org/wiki/Nanook_of_the_North.

Marta

Baleia disse...

E este,conhecem? "Atanarjuat, The Fast Runner".

É um filme canadiano, bastante premiado (e/mas bem mais recente do que os outros que referiram).

bjnhs

Baleia disse...

o link do trailer do filme

http://www.atanarjuat.com/media/trailer.php

bjnhs

Anónimo disse...

e os desenhos dos inuit, já conhecem? há uns anos houve uma exposição no museu nacional de etnologia. talvez ainda haja o catálogo, senão uma pesquisa na biblioteca do museu valerá a pena.
rosarinho