quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Um bibliotecário especial

Nuno Marçal, o bibliotecário ambulante de Proença-a-Nova, foi distinguido com o prémio "ACLEBIM", da Associação de Profissionais de Bibliotecas Móveis, de Espanha.

O trabalho de Nuno Marçal foi atribuído na categoria "Pessoas", "por su compromiso profisional y social con los ciudadanos más desfavorecidos de su entorno". Diz o júri que "Nuno Marçal es un ejemplo de superación constante, de aprovechamiento de recursos cercanos y de optimización de las tecnologías de la información y comunicación para vencer obstáculos seculares en el acceso a la lectura, si bien siempre fundamentando todo ello en el calor del trato humano".

Não conheço o Nuno Marçal, mas aposto como este prémio é daqueles mesmo merecidos.

Quando visitei a Bibliomóvel (esteve estacionada em Beja, na última edição do Palavras Andarilhas) alguém me contou que no top de leitura desta biblioteca estão as revistas de croché e bordados.
As leitoras de Proença-a-nova vêm sempre conhecer as últimas novidades e até podem tirar fotocópias dos modelos.




Só é pena que um prémio como este tenha de ser atribuído em Espanha. Não podíamos ter prémios assim: que distinguissem quem menos se vê, quem anda no terreno todos os dias, quem se envolve a sério no que faz?


A fotografia foi retirada do blogue O Papalagui onde Nuno Marçal conta as suas andanças.

A notícia chegou-me via Bruáa.

1 comentário:

Billy disse...

Parabéns ao Nuno Marçal!

E uma nota para a fotografia: adorei ver os leitores de pantufinhas. :)