terça-feira, 23 de novembro de 2010

Matilde

No dia 25 de Novembro, às 18h00 na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras, vai haver uma homenagem a Matilde Rosa Araújo.

Vão ser apresentados dois livros: o último que Matilde escreveu, "Florinda e o Pai Natal" (com ilustrações de Maria Keil) e o primeiro, "O Livro da Tila".

O "Livro da Tila" foi editado pela primeira vez em 1957 e foi várias vezes reeditado. Encontrei aqui uma recensão de Domingos Monteiro, de 1961, que lhe dava quatro estrelas e o aconselhava para pessoas dos 8 aos 35 anos. As ilustrações das primeiras edições do "Livro da Tila" eram feitas por crianças. Esta nova edição da Caminho foi ilustrada por mim (explicação: quando me propuseram este desafio disse logo que não: não queria estar a ilustrar um livro que já tinha sido ilustrado pela Maria Keil. Imaginei as manifestações de indignação, os e-mails com petições contra esta "versão". Mas depois desfiz a minha confusão: as ilustrações deste livro não eram da Maria Keil. A Maria Keil ilustrou dois livros "primos" deste: "O Cantar da Tila" e "As Cançõezinhas da Tila". E assim lá me fiz à tarefa. Quando a Matilde morreu, o livro tinha seguido para a gráfica há poucos dias.)


Voltando ao programa: Ana Margarida Ramos, Leonor Riscado e Jorge Silva vão apresentar comunicações. Maria Barroso Soares vai ler poemas. 

Era bonito que a sala estivesse cheia.



7 comentários:

Inês Oliveira disse...

O livro está lindo, Madalena :) Parabéns.

alessandra vitelli disse...

meraviglia!
:)

Anónimo disse...

Estive hoje com o livro na mão. os poemas já conhecia e as ilustrações estão fantásticas. Parabéns Madalena, os seus trabalhos continuam a maravilhar-me.
Um beijinho,
Cristina, Évora.

ponto guloso disse...

Tão bonito, Madalena...

Anónimo disse...

Olá Madalena!!! O livro parece estar lindo, once again;)
Infelizmente e por razões de trabalho n vou poder ir....tem q ficar prá próxima. Parabéns e boa sorte p uma sessão q tanto promete.
bjs e até à festa de Natal. Um bj tb da Carolina :) Tiça

dora disse...

M
de matilde
de madalena
( e de mãe )

perfeito, querida M.

Reflexos disse...

MAtilde, faz parte do meu mundo de infância. Ela e Sophia.
Vou comprar 'Florinda e o Pai NAtal'