A Casa da Leitura tem pedido a autores, ilustradores, editores, jornalistas, etc que recordem as suas leituras de infância e façam uma pequena lista dos livros eleitos. Já lá estão as escolhas de Manuel António Pina, António Torrado, Afonso Cruz, Rita Pimenta, Inês Oliveira, Dora Batalim, Eduardo Filipe, Miguel Gouveia e muitos, muitos outros.
A acompanhar as listas, há sempre um texto que nos ajuda a mergulhar no tempo e a descobrir como é que os livros e as histórias faziam parte da vida de cada um ou porque é que determinado texto ou imagem foi tão marcante.
Infelizmente a minha aselhice não permite fazer links para estas páginas da Casa da Leitura, mas é fácil ir até à home e espreitar esta secção. É, por exemplo, muito interessante constatar como alguns livros fazem parte de uma geração e outros da geração seguinte ou, pelo contrário, como alguns livros atravessam mais do que uma geração e são referências para tanta gente, ao longo de tanto tempo.
Os livros do Bernardo, os meus e os da Madalena também já lá estão.
Partilhamos aqui as estantes da nossa infância...
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
que maravilha
Há imensos livros que foram absolutamente mágicos na minha infância e que nunca mais foram reeditados, por exemplo os livros do Grishka, de René Guillot, e os livros da Bió - não faço ideia do nome verdadeiro desta autora, mas "O Avô Astronauta" foi o primeiro livro que devorei, nas férias de natal da primeira classe!
Enviar um comentário