segunda-feira, 8 de junho de 2009

Bloco de notas

Há umas semanas visitei os meninos da sala da Cristina, do Jardim de Infância da Ideia, em Tires. Conversámos sobre livros, do Planeta Tangerina e outros (de outros planetas), fiquei a saber que tinham visitado a exposição de ilustração da Madalena e do Bernardo (organizada pelo Farol de Sonhos) e que, depois de verem as imagens, os meninos da Cristina trabalharam os livros expostos: a partir de "Um Dia na Praia" fizeram ilustrações recortadas em papel, expostas num fio comprido que atravessava a sala de uma ponta à outra; a partir de "O Meu Vizinho é Um cão" construiram malas em cartolina para as personagens do livro, que mostravam no interior os diferentes pertences do cão, dos elefantes, do crocodilo e da menina desta história.

No meio desta conversa, ainda respondi a uma longa lista de perguntas e, a propósito de uma delas, contei que tenho um caderno, que anda sempre comigo, onde aponto algumas ideias.



Há poucos dias chegou-nos um pacotão cheio de presentes: uma monotipia com uma imagem para "Um dia na Praia" emoldurada de modo profissional (não consegui fotografá-la mas ainda hei-de tentar de novo), mais uma lista de novas perguntas que esperam resposta, e este bloco fabuloso com uma capa em tecido almofadado.
Agora tenho folhas brancas e amarelas onde escrever, um fio para saber sempre onde estou e uma lista de nomes manuscritos no verso da capa que me vão dar muita inspiração.
Esta é uma das perguntas que nos fazem sempre nas escolas: "onde vai buscar a sua inspiração?"
Por exemplo, a estas idas às escolas, vou dizer da próxima vez.

Não há obrigado que chegue.

3 comentários:

Vera Luis disse...

Conheço o trabalho da Cristina bem de perto... e reconheço os Parabéns aos artistas e ao mérito da educadora que os entusiasma e proporciona belos momentos de expressão artística ... pura ARTE!!! PARABÉNS também ao Planeta por esta acção!

Vera Luis disse...

Agora sim...

Conheço o trabalho da Cristina bem de perto...e reconheço o carinho e dedicação que oferece diariamente ao seu trabalho! Dou os Parabéns aos artistas e ao mérito da educadora que os entusiasma e proporciona belos momentos de expressão artística ... pura ARTE!!! PARABÉNS também ao Planeta por esta acção!

Roberta Abranches disse...

Não há obrigado que chegue... essa também tem sido uma das minhas grandes inspirações pra continuar. é de acarinhar o coração.

conheci o blog hoje e já virei fã.

Roberta