Isso ficou logo esclarecido no princípio da sessão.
Mas "a poesia é uma coisa difícil de agarrar", como disse um menino da Escola do Alto da Peça. Por isso usámos um truque que se revelou infalível: seguimos uma espécie de receita e o que parecia difícil e quase impossível, afinal também estava ao nosso alcance.
Como trabalhámos?
Cada um escrevia o que queria, respeitando os passos de um esquema-poema.
No início, sobretudo entre os mais pequenos, houve algumas dúvidas, mas assim que as cabeças entraram no esquema, as palavras desataram a sair das esferográficas e dos lápis, entusiasmadas e um bocadinho surpreendidas.
À disposição dos meninos (todos do 1.º Ciclo) havia vários temas-poemas.
Aqui ficam alguns exemplos.
O "Poema auto-retrato"
O "Poema-instantâneo-com-animais"
O "Quem-me-dera-Poema"
O "Poema-com-pergunta-retórica" (um sobre calças; outro sobre o mar):
E ainda o muito requisitado ""Não-sei-escrever-um-poema":
No final, quando lemos os textos em voz alta, foi incrível: pareciam mesmo poemas de verdade.
Obrigada aos professores e aos alunos da Escola Básica do Alto da Peça, de Alcabideche. Qualquer dia fazemos mais uma sessão!
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