quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Valerio Vidali vencedor da Ilustrarte 2012



O júri da Ilustrate — Bienal de Ilustração para a Infância — anunciou ontem que o vencedor desta 5.ª edição é o italiano Valerio Vidali com as ilustrações criadas para o livro "Um Dia, Um Guarda-chuva" (texto de Davide Cali), uma versão original do Planeta Tangerina (a sair brevemente no Brasil).




De entre os quase 1600 trabalhos recebidos, o júri distinguiu ainda com duas Menções Honrosas as ilustrações de Simone Rea para o livro Favole (editado pela Topipittori) e o trabalho da dupla suíça Nina Wehrle e Evelyne Laube para o livro Die Grosse Flute (A Grande Cheia) editado pela SJW.





Ontem foi possível conhecer os trabalhos dos 50 ilustradores selecionados para a Mostra da Ilustrarte (a inaugurar em Janeiro), da qual também farão parte os portugueses André Letria, André da Loba, Daniel Lima e Bernardo Carvalho.

Do júri desta edição fizeram parte João Paulo Cotrim, Isidro Ferrer, Martin Jarrie, Paolo Canton e Isabelle Vandenabeele (vencedora da edição de 2010).

Algumas curiosidades:
- Concorreram a esta edição ilustradores de cerca de 65 países.
- O país com mais participantes foi a Itália (logo a seguir Portugal, e depois Espanha e França).
- O número de ilustradores iranianos a concorrer, como já é tradição, foi enorme.
- O número de participantes de países anglo-saxónicos continua a crescer, confirmando-se a tendência de que os Estados Unidos e o Reino Unido começam a valorizar a ilustração artística (palavras do presidente da Ilustrarte).

Mais informações sobre a Ilustrarte, aqui.

2 comentários:

Mr. Spoqui disse...

"Um dia, um guarda chuva... " adorámos esse livro!

Marta disse...

Parabéns por mais este prémio, que acaba por ser um bocadinho vosso também! Adoro o livro. ;-)