 Não são só os outros, "lá fora", que fazem coisas boas.
 Não são só os outros, "lá fora", que fazem coisas boas.Mas este programa do Reino Unido é, de facto, uma boa ideia para despertar o gosto pelos livros (e não era nada mau que fosse copiado em todas as suas vertentes e trazido para Portugal o quanto antes).
Chama-se Bookstart e oferece a cada criança um kit de leitura, com livros escolhidos de acordo com a sua idade. Atenção que não são livros fraquinhos, nem restos de editoras. São livros novos, de qualidade, escolhidos a dedo e oferecidos em várias fases: primeiro por volta dos 7-9 meses, depois aos 18 meses e aos 3 anos.
O primeiro kit contém dois livros em cartão (como se quer nestas idades), um livro de rimas, um guia para os pais, informação sobre a rede de bibliotecas e ainda uma lista com sugestões de livros adequados a esta idade.
O segundo kit, para além de livros e muita informação para os pais (como "o que fazer com um livro para além de o ler?" ), traz lápis de cor, autocolantes, um friso para decorar o quarto.
O terceiro kit vem dentro de uma arca do tesouro (com um compartimento secreto...) e traz o mesmo género de surpresas do anterior.
Os kits podem ser pedidos nos centros de saúde ou nas bibliotecas e são gratuitos.
Apesar de as crianças também terem direito a não lhes apetecer ler e, sobretudo, a não ser massacradas (já se conhecem casos em que tanta insistência e entusiasmo por parte dos adultos em redor resultaram num certo enfado pelas letras...), é também certo que há ainda muitas famílias em que o problema é o contrário...
Por isso, copie-se esta iniciativa: de certeza que ninguém vai recusar um tesouro destes. E, pode ser que, uma vez em casa, o "saquinho" desperte curiosidade.
 
 
 
 

1 comentário:
Por cá também há uma iniciativa da Associação de Professores de Português e dos Educadores de Infância que se chama "O meu brinquedo é um livro" e conta com a colaboração das câmaras municipais. Pode sr visto em http://omb.no.sapo.pt/o_livro.htm
Enviar um comentário