sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Bookstart: copiem esta ideia!

Não são só os outros, "lá fora", que fazem coisas boas.
Mas este programa do Reino Unido é, de facto, uma boa ideia para despertar o gosto pelos livros (e não era nada mau que fosse copiado em todas as suas vertentes e trazido para Portugal o quanto antes).
Chama-se Bookstart e oferece a cada criança um kit de leitura, com livros escolhidos de acordo com a sua idade. Atenção que não são livros fraquinhos, nem restos de editoras. São livros novos, de qualidade, escolhidos a dedo e oferecidos em várias fases: primeiro por volta dos 7-9 meses, depois aos 18 meses e aos 3 anos.

O primeiro kit contém dois livros em cartão (como se quer nestas idades), um livro de rimas, um guia para os pais, informação sobre a rede de bibliotecas e ainda uma lista com sugestões de livros adequados a esta idade.
O segundo kit, para além de livros e muita informação para os pais (como "o que fazer com um livro para além de o ler?" ), traz lápis de cor, autocolantes, um friso para decorar o quarto.
O terceiro kit vem dentro de uma arca do tesouro (com um compartimento secreto...) e traz o mesmo género de surpresas do anterior.

Os kits podem ser pedidos nos centros de saúde ou nas bibliotecas e são gratuitos.

Apesar de as crianças também terem direito a não lhes apetecer ler e, sobretudo, a não ser massacradas (já se conhecem casos em que tanta insistência e entusiasmo por parte dos adultos em redor resultaram num certo enfado pelas letras...), é também certo que há ainda muitas famílias em que o problema é o contrário...
Por isso, copie-se esta iniciativa: de certeza que ninguém vai recusar um tesouro destes. E, pode ser que, uma vez em casa, o "saquinho" desperte curiosidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Por cá também há uma iniciativa da Associação de Professores de Português e dos Educadores de Infância que se chama "O meu brinquedo é um livro" e conta com a colaboração das câmaras municipais. Pode sr visto em http://omb.no.sapo.pt/o_livro.htm