quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Elogio das Pequenas Livrarias

Ilustração: Madalena Matoso


Gostamos das FNAC's. Gostamos das Bertrand's. Não temos absolutamente nada contra as Bulhosas, nem as Byblos que aí vêm. São cadeias grandes, normalmente organizadas, eficientes, com milhares de artigos à disposição. Tornaram os livros mais acessíveis em algumas cidades, onde o máximo que existia era uma papelaria que, para além de jornais, revistas, dossiers, cadernos e cadernetas (e serpentinas e máscaras para o Carnaval...), tinha duas ou três prateleiras com meia dúzia de livros que não fossem os "escolares". Em muitas cidades ainda assim é.
Em muitas cidades, também é verdade, estas redes livreiras abriram os seus espaços em grandes centros comerciais e talvez tenham contribuído para desertificar ruas de comércio local... onde até existia uma livraria simpática. É possível (e não gostamos dessa parte!).
Porque a verdade é que gostamos muito das pequenas livrarias. Não das pequenas livrarias, mal amadas e pouco esforçadas onde não se encontra mesmo nada... mas das outras. Das pequenas e cuidadas, acolhedoras e cheias de ânimo, onde somos recebidos por gente que domina as prateleiras como as ruas da sua própria cidade.
Nestas casas (à boa moda antiga) não se vendem milhares de CD's, DVD's e outro material electrónico, não tropeçamos em pilhas de livros que disputam cada centímetro de espaço e, sobretudo, temos a certeza de não encontrar um filme do "Noddy" (ou de outro qualquer herói) a passar, em alto volume, por cima das nossas cabeças...

Temos conhecido algumas destas livrarias especiais, e é por isso que gostamos que façam parte dos nossos links. Já lá temos a "Pó dos Livros", a "Mãos à Arte", a "A Que Sabe a Lua" ou a "Arquivo".
Hoje acrescentamos à lista a "Trama", que ainda lá faltava.
Continuaremos a procurá-las.

5 comentários:

madalena disse...

Esta rapariga quando abre a torneira dá para encher os copos do jantar, o jarro, a jarra, o jerrican, o regador e o tanque do jardim.

Está lindo.

dora disse...

: )

Nósnalinha disse...

Olá, colegas!
E a livraria da Mafalda Milhões? O Bichinho de Conto? Merece link, não?...
Continuação de maravilhoso trabalho!...

Isabel disse...

O site do Bichinho do Conto está em construção e, por isso, ainda não está nos links. Mas lá estará, lá estará... quando entrar, merecerá um post especial.

Catarina Barros disse...

Só agora descobri o vosso blogue! Terão, ainda esta noite, direito a um link! :)