sexta-feira, 27 de março de 2009

Bolonha em três passos

Bolonha 1
Há dias em que a feira dá literalmente cabo de nós.
Não são só os olhos e a cabeça (porque os olhos, espertos, vão despejando tudo para dentro cabeça), mas também as pernas e os pés. Dentro da feira, percorremos quilómetros de corredores, perdemo-nos entre pavilhões, saltamos de país em país, sempre andando feitos loucos. Esmagam-nos tantas hipóteses e esmaga-nos também o medo de perder qualquer revelação fantástica, ali tão perto, ao virar da esquina, misturada com milhões de outras coisas.
E o problema é que depois saímos e a viagem continua.

Bolonha 2
Como de costume, andámos quilómetros sob as arcadas da cidade.
Roupas, sapatos e maquilhagem a passarem ao nosso lado, e os pés avançando incansáveis: a caminho da livraria Stoppani, a caminho do pequeno-almoço, a caminho da paragem do autocarro que nos leva à feira, de regresso à Stoppani, ao café, à exposição, e finalmente ao quarto, as pernas cansadas, três quilos de livros em cada mão.
As arcadas de Bolonha têm um efeito quase hipnótico: cansados, é fácil entrarmos naquele ritmo marcado pelas colunas de um lado, as lojas do outro. Cansados, podemos perder-nos durante horas, sem dar por nada, entregues ao ritmo das colunas e das lojas, ora à esquerda ora à direita, conforme subimos ou descemos as ruas.

Bolonha 3
Tenho impressão de carregar nas pontas dos dedos centenas de livros. Mas tenho também a impressão de só ter visto a décima parte de um milésimo de tudo o que havia para ver.
Já ordenei aos meus olhos que fossem calmos, menos ansiosos, quando se trata de livros. Os ensinamentos de ioga têm surtido alguns efeitos, mas ainda tenho muito que aprender.

5 comentários:

João Marcos disse...

Parabéns pelo blog e pela proposta diferenciada da editora! Os livros são lindos e com projetos gráficos que despertam ainda mais a vontade de ler! Sou do Brasil, professor de Design Gráfico e trabalho como ilustrador e banda desenhada (quadrinhos por aqui). Grande abraço!

paolo disse...

I am missing the video and the "chipi chipi". Nonetheless, your report is brilliant and true.
You will see, dear Isabel, in a couple of years you will recall with nostalgia your first fairs, the enthousiasm, the novelty, the discoveries.
Everything will melt into the concitation and excitment of business, illuminated here and there by the smiles of friends, old and new, as miniatures in ancient manuscripts.

Anónimo disse...

Realmente é um grande sonho que tenho e até tenho medo de o concretizar, acho que enloquecia!

Beijinho
Margarida Junça

ana ventura disse...

Queremos ver fotografias e as novidades dos livros que viajaram de lá para cá. Bem vindos!

helena zália disse...

já andei debaixo dessas arcadas e "perdi a cabeça" na stopanni .... mas infelizmente não foi nas mesmas datas da feira. Deve ser magnífico, uma cidade a respirar livros e ilustração!
:))