sexta-feira, 13 de março de 2009

Index


Na Index, está a decorrer uma exposição de ilustração (com originais de Cristina Valadas, Marta Madureira, Elisabete Ferreira e meus).

Eu tenho lá dois desenhos que fiz para um livro (ainda inédito) sobre o Vitorino Nemésio.
Na imagem de cima (pormenor de uma das ilustrações), podemos ver Genuína Baganha, uma criada da casa das Tias Menezes a dar sopas de leite ao Vitorino-menino, e a quem o Vitorino-crescido dedicou os seguintes versos:

"A Genuína Baganha
Foi servir pra nossa casa:
Criou-me como melrinho
Debaixo da sua asa!

Dava-me sopas de leite
Cantando-me uma cantiga:
‘O menino nã nas come?
Nã nas acha na barriga!’"

Uma curiosidade: a cadeirinha foi desenhada a partir de uma fotografia da cadeira verdadeira que está na Casa Museu Vitorino Nemésio na Praia da Vitória. 
Obrigada à Leonor pela foto! 

Sem comentários: